Diretora de Meio Ambiente da Acisa se torna embaixadora institucional do Lixo Zero Brasil no RS e estará no II Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, em Brasília

Evento reunirá especialistas, gestores públicos, empresários e acadêmicos de todo o mundo em três dias de programação online

De 22 a 24 de junho, o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) promoverá a segunda edição do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, em Brasília. O evento que movimentou, em 2018, dezesseis países em debates sobre redução, tratamento e gestão dos resíduos, neste ano, terá uma programação com transmissão virtual, para garantir a ampla participação dos estados e municípios. A empresária e bióloga Manoela Cielo, que é embaixadora do Lixo Zero Passo Fundo, foi convidada pelo Instituto Lixo Zero Brasil para ser a embaixadora institucional do ILZB no RS e estará participando do evento.

Manoela Cielo é bióloga, empresária e atua nas associações comerciais de Passo Fundo e Marau em ações sustentáveis nas empresas (Foto: Divulgação)

Manoela possui experiência em ações de sustentabilidade nas empresas e está à frente de iniciativas como o Programa Sustentabilidade Ambiental Empresarial e o Projeto Recicla Comércio, ambos da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo e também do Projeto Marau Circular, da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Marau (Acim). "Fiquei muito feliz e surpresa com o convite para ser embaixadora institucional do Instituto no RS. São mais de 800 embaixadores espalhados pelo Brasil, 40 convidados para o evento, sendo destes, 20 embaixadores institucionais escolhidos e eu estou dentro destes 20 para representar o estado. Sinto grata pelo trabalho reconhecido, com a responsabilidade de levar não só ao meu município ou região, mas ao estado do RS, soluções inovadoras na gestão de resíduos sólidos agregando a economia circular", destaca Manoela.

Sobre o evento
A segunda edição do Congresso terá quatro horas diárias de conteúdo estratégico, gerencial e operacional. Os primeiros painéis de cada dia terão apresentação de boas práticas nacionais e internacionais. Casos de sucesso da Itália, Suécia, Espanha e outros países experientes em ações de sustentabilidade são alguns dos destaques da edição. Em salas menores, com transmissão simultânea, os participantes poderão assistir a debates e interagir com especialistas de todo o mundo em questões específicas. Temas como compostagem, reciclagem, legislação, economia circular e a influência do conceito Lixo Zero conduzirão a programação paralela.

Segundo o presidente do ILZB, Rodrigo Sabatini, o evento é uma oportunidade única de conhecer técnicas e modelos de estímulo à participação popular, trabalhar ações comunitárias e políticas públicas para alcançar patamares sustentáveis em todos os setores da economia e no cotidiano das cidades. “Mais que uma solução viável, o Conceito Lixo Zero é uma necessidade para proteger o planeta. É preciso despertar a consciência e educar todos a se relacionarem de modo mais sustentável com a geração e o tratamento de resíduos. Essas práticas são maneiras rentáveis de resolver o problema do lixo nas cidades e são essenciais à manutenção da vida”, explica.

O conceito Lixo Zero é uma meta para guiar pessoas e instituições a mudarem as práticas para incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo. A partir de premissas éticas, econômicas e eficientes, a metodologia promove maneiras específicas de cuidar dos resíduos que jogamos fora. Também propõe medidas de ação pública e privada que minimizem os impactos do aquecimento global.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever pelo site www.cidadeslixozero.com.br.