Governo do Estado lança programa Avançar no Desenvolvimento Econômico

Serão beneficiados os microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte com juros subsidiados.

Em evento realizado no Palácio Piratini na última quinta-feira (20), o governo do Estado lançou, o programa Avançar no Desenvolvimento Econômico – Programa Juro Zero, para impulsionar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. O governo pretende disponibilizar R$ 100 milhões de recursos do Estado na forma de subsídio de juros em operações de crédito.
O programa viabilizará que até R$ 600 milhões sejam financiados pelo Badesul Desenvolvimento S.A. – Agência de Fomento e pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com juros pagos pelo Estado. Os limites por operação estão sujeitos a análise de crédito e garantias, conforme exigência das instituições financeiras. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum.
O secretário Edson Brum destacou a importância “Nós criamos o programa juro zero para fomentar e incentivar a economia através das MEIs, empresas do Simples e as de pequeno porte que acabam por na totalidade empregar mais pessoas. Então nós vamos emprestar os valores de acordo com tamanho da empresa e os juros serão totalmente pagos pelo Estado. Nós temos a convicção de que além de ajudar a manter os atuais empregos, vamos conseguir gerar mais postos de trabalho e todos CNPJs que se encaixam nestas faixas tem direito a buscar os empréstimos.”, explicou Brum.

O acesso ao programa estará disponível a partir de 1º de fevereiro, quando Badesul, BRDE e a rede credenciada começarão a receber as solicitações de operações. Para financiamentos junto ao Badesul, o empreendedor poderá solicitar diretamente ao banco. No caso do BRDE, o atendimento será realizado por meio das cooperativas de crédito conveniadas (Sicredi, Sicoop, Cresol), que irão cadastrar os pedidos, verificar a documentação necessária para a liberação das operações e orientar as empresas.

Aqueles que aderirem ao programa Juro Zero também terão a oportunidade de receber consultoria e capacitações do Sebrae que oferece acompanhamento aos empreendimentos para a tomada de crédito consciente, com o objetivo de reduzir os riscos de inadimplência e ampliar a sustentabilidade financeira dos negócios.

Presidente da ACISA, Cássio Roberto Gonçalves reforçou que o programa vem em boa hora para os empreendedores de Passo Fundo. " Este programa liderado pelo secretário Edson Brum,  irá dar suporte aos empreendedores, especialmente os pequenos, que mais precisam de apoio para alavancar o seu crescimento. Certamente vai ajudar quem empreende e gera emprego, renda e desenvolvimento na nossa cidade" finalizou.