Passo Fundo

Considerado Capital do Planalto Médio, Passo Fundo é o maior município do Norte do Rio Grande do Sul e se destaca por ser referência em diversos setores da economia.

Passo Fundo é a maior cidade do Norte do Rio Grande do Sul e a 8ª maior economia do Estado. Considerada cidade média, tem população estimada pelo IBGE (2017) em 198.799 habitantes. A cidade é conhecida como “Capital do Planalto Médio”, “Capital Nacional da Literatura” e “Capital do Norte”. Possui um grande número de edifícios, sendo uma das cidades mais densas do Estado.
Diariamente, milhares de pessoas que residem em cidades da região vêm até Passo Fundo à procura de serviços nas áreas da saúde e educação. O município, considerado polo nessas áreas, se destaca, seja pela atuação dos hospitais de referência existentes na cidade ou pelas instituições de ensino, que ofertam cursos voltados para as mais diversas áreas.

A base econômica de Passo Fundo também se concentra na agropecuária e no comércio, já que a cidade conta com uma boa infraestrutura em hotéis, lojas de vestuário e eletrodomésticos, shoppings centers, boates, restaurantes, cinemas, livrarias e teatros. A indústria do município se destaca pela diversidade de sua matriz industrial, que atua fortemente nas áreas metalmecânica, alimentícia, têxtil e de biodiesel.


Agronegócio

Um dos segmentos do desenvolvimento de maior retorno dos investimentos chama-se agronegócio. A região de Passo Fundo é privilegiada por estar bem localizada geograficamente e ter entidades de pesquisa oficial, privadas e instituições de ensino que geram novas tecnologias nos diversos setores do agronegócio. A Acisa, sempre preocupada em levar informações, alternativas e reivindicações, apoia o segmento do agronegócio e tem nele um forte aliado nas discussões para o crescimento do setor. Sabendo que todos os produtos e subprodutos gerados do agronegócio, envolvem pessoas, empresas, indústrias e serviços, precisamos buscar competência, qualidade, seriedade e credibilidade, que movimentam todos os demais segmentos do campo e da cidade.


Comércio

A força do comércio de Passo Fundo é visível pela quantidade de consumidores que migram para cá em busca de marcas diferenciadas, produtos de qualidade e melhores preços. Para isso, a Acisa apoia este setor e acredita que a sintonia entre todos os segmentos produtivos é determinante para essa constante evolução da nossa cidade e da região.


Indústria

A indústria na economia do município de Passo Fundo tem uma importância histórica muito grande. Uma das suas características é a diversidade da matriz industrial, que atua fortemente na área metalmecânica, confecções e alimentos e, mais recentemente, na área de biodiesel. Outra característica da matriz industrial da cidade é a forte presença de pequenas e médias indústrias, que se somam com as grandes empresas do setor que equilibram o sistema instalado. O setor industrial de Passo Fundo acaba ficando menos vulnerável aos altos e baixos dos mercados devido à esta diversidade. A Acisa é a entidade representativa deste setor na cidade e tem estado sempre próxima, juntamente com o poder público, na busca do aprimoramento e crescimento constante do setor industrial de Passo Fundo.


Serviços

A presença da prestação de serviços em Passo Fundo mostra a importância deste segmento para o desenvolvimento do município. A educação é uma das vocações desta cidade, tanto que há no ensino fundamental e médio um histórico rico e forte, seja pelas ações das escolas públicas ou da rede privada. As instituições de ensino superior, com a qualidade de seus serviços, consolidam o município com o título de cidade universitária. O setor da saúde torna Passo Fundo uma referência na área, já que mais de dois milhões de pessoas dos estados do sul do país, vêm atrás desse serviço, seja pela qualidade na assistência aos pacientes ou por ser um centro formador de profissionais da saúde e pesquisa. Todos esses segmentos que fazem Passo Fundo ser uma cidade referência, também fortalecem as áreas de construção civil, comunicação e advocacia.