Representatividade

A Acisa representa e defende os interesses dos empresários associados e trabalha para tornar Passo Fundo uma cidade ainda mais desenvolvida para trabalhar e empreender

Confira algumas ações defendidas pela associação:

Ser uma interlocutora entre os empresários de Passo Fundo e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário também está entre as ações da Acisa. A entidade representa as empresas associadas na Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), na Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e em mais de 30 conselhos e comissões de organizações públicas.

Confira a seguir algumas pautas defendidas pela Acisa:


Aeroporto Lauro Kortz


O Aeroporto Lauro Kortz é considerado essencial para os avanços da cidade. Os representantes da Acisa veem a estrutura como fundamental para o desenvolvimento do município, já que a população de toda região usufrui do serviço. Atualmente, há voos diretos para São Paulo e Porto Alegre. Porém, as lideranças se unem cada vez mais para ampliar as opções e buscar melhorias. Recentemente, a comunidade recebeu a tão esperada notícia de início das obras de ampliação e modernização do aeroporto. A obra possui investimento de R$ 45 milhões. Entre as melhorias, estão a reconstrução da pista, implantação de faixas de pista e áreas de segurança nas cabeceiras, sistema de drenagem, pátio de aeronaves, novo terminal de passageiros e edificações acessórias com mais de 2 mil metros quadrados. Também constam no projeto a construção de estacionamento de veículos e via de acesso, novo sistema de balizamento luminoso e equipamentos e auxílios à navegação aérea, que permitirão a operação por instrumento (IFR). A previsão de encerramento da obra é outubro de 2021. A estimativa é de que o terminal atenda cerca de 300 mil passageiros por ano até 2030, com possibilidade de operação de aeronaves de grande porte. A capacidade mensal varia entre 25 mil e 30 mil passageiros.

  • 06/11/2020

    Autorização do início das obras de ampliação e modernização do aeroporto Lauro Kortz

    O governador Eduardo Leite esteve em Passo Fundo para autorizar o início das obras de ampliação e modernização do aeroporto Lauro Kortz, que será o segundo maior do Estado. Uma conquista de todos que aguardavam pela obra há mais de 20 anos.

  • 22/06/2018

    Lançamento do edital de licitação para ampliação do aeroporto

    O governador do Estado, José Ivo Sartori, autorizou o edital para contratação da empresa que fará o projeto executivo e a obra de ampliação e modernização do Aeroporto Lauro Kortz. O ato de lançamento aconteceu na Universidade de Passo Fundo, com a presença de autoridades políticas e lideranças empresariais do município.

  • 07/12/2017

    Assinado termo para ampliação do aeroporto

    No Palácio Piratini, em Porto Alegre, ocorreu a assinatura do Termo de Compromisso para Obras de Ampliação do Aeroporto Lauro Kortz. Esse passo é considerado uma vitória coletiva de todos que uniram forças em Passo Fundo e região para que a obra aconteça.

  • 06/10/2017

    Lançada campanha pela ampliação do aeroporto

    Lançamento da campanha “Juntos pela Ampliação do Aeroporto”. A ideia é intensificar a mobilização coordenada pelas entidades locais.

  • 31/08/2017

    Comissão pró-aeroporto se reúne com secretário dos Transportes

    A comissão formada para tratar sobre a obra do aeroporto Lauro Kortz esteve reunida com o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen. O grupo cobrou agilidade em documento que está sendo elaborado pelo governo do Estado para firmar o termo de compromisso do governo federal com governo estadual para a abertura da licitação da obra.

  • 25/08/2017

    Lideranças unem forças pelo aeroporto

    Líderes locais se reuniram na prefeitura de Passo Fundo e pactuaram trabalhar em conjunto para que o projeto saia do papel. Como resultado, foi elaborada uma carta aberta aos governos federal e estadual.

  • 30/01/2017

    Lideranças políticas e empresariais se mobilizam em prol do aeroporto

    Uma comitiva formada por representantes do legislativo, executivo e entidades de classe de Passo Fundo e região se reuniu com o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, para solicitar apoio na busca por novos voos e agilidade no processo de publicação do edital de licitação para a reforma do aeroporto.

  • 25/08/2016

    Programa de investimentos é reduzido, mas Passo Fundo continua na lista

    O programa de investimentos na aviação regional do governo federal sofreu um corte drástico do investimento. Dos 270 projetos para os quais havia previsão de investimento, 94 foram considerados inviáveis e, dos 176 considerados viáveis, apenas 53 passarão a receber os recursos a partir do próximo ano. O Aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo permanece nesta lista.

  • 22/04/2016

    Governador entrega licença ambiental do aeroporto Lauro Kortz

    O governador do Estado, José Ivo Sartori, esteve em Passo Fundo para entregar a licença ambiental emitida pela Fundação de Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam) que permite a ampliação do aeroporto Lauro Kortz.

  • 15/03/2016

    Avança processo do Aeroporto Lauro Kortz

    A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, recebeu do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP) a confirmação de que os últimos documentos necessários para o processo de Emissão da Licença Ambiental foram encaminhados à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Ainda neste mês de março, deverá ser emitida a licença.

  • 06/10/2015

    Avança processo do Aeroporto Lauro Kortz

    A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, recebeu do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP) a confirmação de que os últimos documentos necessários para o processo de Emissão da Licença Ambiental foram encaminhados à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Ainda neste mês de março, deverá ser emitida a licença.

  • 05/10/2015

    Reunião na Fepam trata do andamento da licença ambiental do aeroporto Lauro Kortz

    Lideranças políticas e empresariais de Passo Fundo se reuniram com a secretária estadual de Meio Ambiente e presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Ana Pellini. O encontro, realizado na sede da Fepam, em Porto Alegre, teve o objetivo de buscar informações sobre o andamento do processo de licença ambiental do órgão para a reforma de ampliação do aeroporto Lauro Kortz.

  • 09/02/2015

    Aeroporto Lauro Kortz é pauta de reunião na Acisa

    Lideranças municipais e regionais estiveram reunidas na sede da entidade para reforçar a união em torno das demandas que envolvem o aeroporto Lauro Kortz.

  • 22/09/2014

    Estado apresenta projeto de ampliação do aeroporto

    Autoridades e lideranças da região de Passo Fundo, Casca e Marau foram os primeiros a conhecer o projeto da Secretaria Nacional da Aviação Civil para ampliação do Aeroporto Lauro Kortz

  • 29/07/2014

    Plano de Aviação Regional prevê investimentos em 270 aeroportos

    A Secretaria de Aviação Civil (SAC) contabiliza, em três anos e meio, R$ 401,6 milhões em investimentos feitos em 40 aeroportos regionais.

  • 25/06/2014

    Estudo prevê ampliações no Aeroporto

    A Secretaria Nacional de Aviação concluiu o estudo de viabilidade técnica do Aeroporto Lauro Kortz, determinando as intervenções que serão realizadas através do Programa de Investimentos em Logística, do governo federal. Ainda não há previsão de quando as obras de ampliação do terminal serão iniciadas, mas este estudo já indica que o terminal de passageiros será ampliado para 2.160 m². Linha do tempo:


Cluster da Saúde


Buscando fortalecer e promover a área da saúde do município, por meio da inovação, da qualificação e da modernização das empresas e organizações do setor, instituições da cidade se uniram para a criação da Associação Pró-Cluster da Saúde de Passo Fundo. Linha do tempo:

  • 09/11/2017

    Lideranças se reúnem para discutir as perspectivas e desafios do Cluster de Saúde

    A programação do meeting, que girou em torno do Cluster, contou com o painel “Mapa do Cluster da Saúde de Passo Fundo - Dados Preliminares”, apresentado pelo Sócio da Produttare Consultores Associados, Rodrigo Pinto Leis, “Cluster de Tecnologias para a Saúde no RS: desafios e perspectivas”, abordada pela Diretora-Presidente do BADESUL Susana Kakuta, e “Medical Valley: histórico, governança e oportunidades”, ministrado pelo Diretor Executivo do Medical Valley, Tobias Zobel.

  • 28/09/2017

    Projeto do Cluster da Saúde de Passo Fundo avança mais uma etapa

    Representantes das instituições que integram a Associação Pró-Cluster da Saúde de Passo Fundo participaram de uma reunião-almoço para apresentação dos “Resultados do perfil da demanda e das capacidades dos atores do Cluster da Saúde de Passo Fundo”.

  • 30/05/2017

    Associação Pró-Cluster da Saúde inicia oficialmente as atividades

    Abertura oficial dos trabalhos da Associação Pró-Cluster da Saúde de Passo Fundo, fundada por representantes da Acisa, Prefeitura, organizações das áreas de saúde e educação do município.

  • 06/10/2015

    Encontro discute o desenvolvimento do Cluster da Saúde no município

    Passo Fundo está entre os municípios do RS que assinaram o protocolo de intenções para o desenvolvimento de um Cluster de Tecnologias para a Saúde. O projeto consiste no município receber investimentos de empresas alemãs com foco na área da saúde, setor em que a cidade se destaca. Nesta terça-feira (06), lideranças e profissionais da área participaram de um encontro, na sede da Acisa, que buscou debater e compartilhar conhecimentos sobre o projeto.

  • 02/11/2015

    Cluster da Saúde: grupo de trabalho se reúne com representante do Medical Valley

    Representantes da Acisa participaram de uma reunião que buscou esclarecer dúvidas sobre a atuação do Cluster de Tecnologias para a Saúde, com o representante do Medical Valley da Alemanha, Tobias Zobel.


Projeto Guardião


O Projeto Guardião é um sistema de videomonitoramento de alta tecnologia, que visa reforçar a segurança da cidade e garantir mais qualidade de vida à população. O projeto é resultado de um trabalho realizado em conjunto entre entidades públicas e privadas de Passo Fundo, entre elas, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa). O Guardião prevê a instalação de mais 150 novos equipamentos fixos e 18 com sistema que captura a placa de cada veículo que passa pelo local. O sistema todo, que inclui as câmeras, cabos de fibra ótica e monitores, está avaliado em R$ 2,5 milhões e necessita de contribuições da comunidade para se tornar realidade. As câmeras ficam sob a responsabilidade do 3º RPMon. Linha do tempo:

  • 20/12/2018

    58 primeiras câmeras do Projeto Guardião começam a funcionar em Passo Fundo

    Equipamentos adquiridos pela iniciativa privada foram apresentados oficialmente durante a inauguração da Sala Espelho da Polícia Civil

  • 08/11/2018

    Novas câmeras de videomonitoramento devem reforçar a segurança do município

    Equipamentos foram adquiridos com recursos da iniciativa privada e das entidades que integram o Projeto Guardião e entregues à Brigada Militar na noite desta quinta-feira.

  • 07/08/2018

    Autorizada compra de novas câmeras de segurança para o Projeto Guardião

    No dia do aniversário dos 161 anos do município os passo-fundenses receberam uma notícia aguardada por muitos anos: a ampliação do projeto Guardião, com a renovação do sistema e a aquisição de mais câmeras de videomonitoramento. Com um investimento de mais de R$ 500 mil em recursos próprios da Prefeitura, o objetivo é aumentar a segurança da comunidade através do uso da tecnologia, contribuindo com o trabalho preventivo feito pela Brigada Militar e com o trabalho de investigação da Polícia Civil.

  • 24/11/2017

    Projeto Guardião terá R$ 2,1 milhões de emendas impositivas após união de vereadores

    A Frente Parlamentar da Segurança Pública iniciou uma mobilização no Parlamento para garantir a ampliação do sistema municipal de videomonitoramento, conhecido como Projeto Guardião. Os vereadores integrantes do grupo realizaram uma reunião a fim de que os novos parlamentares do Legislativo conheçam o projeto, implementado no ano passado. O objetivo é que, através de uma força tarefa, os parlamentares destinem os recursos das emendas impositivas de 2018 para a qualificação do sistema.

  • 22/11/2016

    Projeto Guardião é apresentado oficialmente à comunidade

    Foi apresentado oficialmente o Projeto Guardião, que consiste em um sistema de videomonitoramento de alta tecnologia, que visa reforçar a segurança da cidade e garantir mais qualidade de vida à população. Junto com o projeto, também foi apresentada a nova Sala de Operações da Brigada Militar. O Guardião é baseado no Projeto Olho Vivo, de Marau.

  • 09/12/2015

    Diretoria da Acisa conhece o projeto Olho Vivo de Marau

    O grupo conheceu o funcionamento do Projeto Olho Vivo Marau, que consiste em um sistema de videomonitoramento que opera 24h por dia e conta com mais de cem câmeras espalhadas por toda a cidade. Antes de se deslocar até o município vizinho, os diretores também visitaram o sistema de videomonitoramento de Passo Fundo, que fica na Brigada Militar. A intenção é implantar um projeto semelhante em Passo Fundo.

  • 19/05/2015

    Reunião-almoço apresenta o sistema de videomonitoramento implantado em Marau

    A Acisa realizou um encontro para apresentar o Projeto Olho Vivo de Marau, que consiste em um sistema de videomonitoramento que conta com mais de cem câmeras espalhadas por toda a cidade. A reunião, contou com visita à sala de monitoramento de Passo Fundo e discutiu a viabilidade da instalação de novos equipamentos de videomonitoramento na cidade. No município 28 câmeras estão instaladas, porém, muitas delas não estão em funcionamento.


Rodovias


A Acisa Passo Fundo defende melhorias e duplicação das rodovias que cercam o município, como a ERS-324 e BR-285. Linha do tempo:

  • 26/02/2016

    Entidades da região se mobilizam em manifestação em prol da rodovia ERS-324

    Representantes da Acisa e entidades empresariais de municípios da região, bem como produtores e empresários, fizeram uma mobilização solicitando a recuperação imediata da ERS-324.