Acisa aborda o tema planejamento urbano durante reunião-almoço

A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo realizou, nessa terça-feira, 30 de agosto, uma reunião-almoço sobre planejamento urbano. A atividade teve como palestrante a arquiteta e secretária municipal de Planejamento, Ana Paula Wickert, e contou com a presença de autoridades, lideranças e imprensa.

Entre os assuntos abordados esteve a mobilidade urbana do município, que, segundo a secretária, é um dos principais elementos que precisam ser considerados na hora do planejamento do Plano Diretor e da organização da cidade. “A cidade precisa ter uma boa mobilidade, seja para carro, pedestre, bicicleta, transporte público, para atrair investimentos, para ser agradável de se viver, então mobilidade é um dos temas mais atuais e em debate hoje em relação ao planejamento”.

De acordo com Ana Paula, a prefeitura tem trabalhado com alguns conceitos importantes para retirar do centro os carros que não precisam se deslocar para a área central. “O anel viário cumpre a sua função de ligar os bairros e aumentar as rotas no sentido de termos mais vias para serem usadas, evitando sobrecarregar algumas ruas principais”, afirma. Outra estratégia apontada pela secretária para melhorar o fluxo do trânsito foi a criação das ruas de mão única. “Os binários dão mais segurança para o pedestre, para o carro, congestionam menos, e dão mais fluidez”, garantiu Ana Paula, ao salientar que fluidez não significa velocidade, mas, sim, o trânsito que flui sem trancar.

O uso do transporte coletivo, conforme apontou a secretária Ana Paula, é a principal solução para melhorar o fluxo do trânsito. “Essa é a principal solução que as cidades vão ter que trabalhar para o futuro, pois reduz o número de carros nas ruas, e, em termos de sustentabilidade, diminui os poluentes”. Ana Paula ainda afirmou que “hoje, em Passo Fundo, nós estamos trabalhando com uma licitação de transporte público que vai ser importante para definir novas linhas e novas rotas, então está se discutindo isso, o que é fundamental para que, no futuro, nós tenhamos transporte com qualidade e cada vez mais usado pela população”.

Para o presidente da Acisa, Marco Mattos, a reunião-almoço foi uma oportunidade ímpar de se envolver ainda mais com o crescimento da cidade. “Esse evento nos mostrou que mobilidade urbana é o fluxo e a engenharia de tudo, de automóveis, de transporte coletivo, seja rodoviário, ferroviário ou aéreo, é o fluxo de pessoas. Além da habilidade, inteligência e didática da secretária Ana Paula, ela ainda é detentora de um conhecimento extraordinário, o que permite a todos nós uma facilidade de comunicação e de absorção desse conhecimento”, afirmou Mattos.

Fotos: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa

Publicada em: 30/08/2016, por Assessoria de Imprensa Acisa