Evento sobre Crédito Imobiliário aborda o cenário e as perspectivas do setor

Conforme dados apresentados, em Passo Fundo, contratação de financiamento habitacional cresceu cerca de 20% no primeiro quadrimestre

O evento reuniu representantes de diferentes segmentos dos ramos imobiliário e da construção civil (Foto: Caroline Lima/Acisa)

A manhã desta quinta-feira, 11 de maio, foi de conhecimento e troca de informações para as mais de cem pessoas que prestigiaram o café palestra promovido pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo e Caixa Econômica Federal, com o tema Crédito Imobiliário. O evento, realizado no auditório da Acisa, reuniu representantes de diferentes segmentos dos ramos imobiliário e da construção civil, como construtoras, imobiliárias, correspondentes imobiliários e corretores de imóveis.

A palestra buscou mostrar um cenário retrospectivo do comportamento do crédito imobiliário da Caixa e do mercado nos últimos anos, abordando também valores de contratações, a questão de déficit habitacional, potencial de mercado imobiliário, números da região Norte do Rio Grande do Sul e de Passo Fundo. “De 2015 para 2016 a evolução dos números mostram o aparecimento da crise, em que o volume de recursos contratados caiu bastante, mas ainda é mantido num patamar muito elevado considerando o que se contratava há 15 anos, quando se fazia R$ 5 bilhões em negócios ao ano. Hoje um volume desses no Brasil acontece a cada três semanas”, salientou o Superintendente Executivo da Habitação da Caixa, Lúcio Roberto Hackenhaar.

Segundo ele, Passo Fundo sentiu os efeitos da retração econômica assim como o país, mas em tamanho maior nos recursos do governo federal para repasse pra habitação e nos recursos do SBPE, que é o financiamento destinado a pessoas com média e alta renda. O fator aconteceu, principalmente, em função do patamar elevado de taxa de juros. Já para os de renda menor houve um crescimento. “No mercado FGTS e Minha Casa, Minha Vida, que é direcionado em Passo Fundo para imóveis de até R$ 170 mil no valor de compra e venda e trabalhadores com renda de até R$ 9 mil, a aplicação de recursos permaneceu no mesmo nível que dos anos de pico, inclusive, em Passo Fundo, no ano passado foi aplicado um volume de recursos maior do que a média histórica”, afirmou o Lúcio.

O aumento da procura por financiamento habitacional nesses primeiros meses do ano mostra que o cenário já começa a ser de retomada na economia, garante o Superintendente. “Em alguns números a gente percebe, neste primeiro trimestre, que em nível de Brasil houve um crescimento de 22,5% da contratação habitacional e em nível de Passo Fundo, no primeiro quadrimestre, tivemos um crescimento em torno de 20% na contratação de financiamento habitacional, o que já revela um movimento de retomada”. No caso dos financiamentos de baixa renda, ele afirma que isso acontece pela necessidade de moradia, em que muitas pessoas optam por trocar o aluguel pela mensalidade de um imóvel. O valor da prestação, muitas vezes, acaba sendo igual ou menor que o do aluguel.

O presidente da Acisa, Lamar Sakis, que é engenheiro agrônomo, fez uma análise do setor do agronegócio que contribui também para movimentar o mercado imobiliário. “A gente vê que muitas coisas que acontecem dentro da cidade, dentro dos vários segmentos em que a Acisa atua, como comércio, serviços e indústria, o agronegócio tem sido um fator importante na vinda de receita do campo pra dentro da cidade, o que faz movimentar todos esses setores. E é assim que temos buscado trabalhar, trazendo informações e discussões acerca dessa interação das receitas de todos os segmentos. Precisamos movimentar novamente a economia, ter recursos e ferramentas e esse evento buscou trazer isso aos participantes”.

Oportunidades de negócios

Durante a palestra, o Superintendente Lúcio Hackenhaar lembrou que há duas oportunidades de negócios para empreendedores locais. A Caixa está fazendo o credenciamento de imobiliárias e corretores imobiliários que queiram ser agentes credenciados na venda de imóveis diretos - aqueles que são retomados por falta de pagamento e, após os leilões, são colocados em venda direta. O edital está aberto e os interessados podem procurar as agências da Caixa pra obter uma cópia do edital. Outra oportunidade é a de participar de mais uma edição da Feira do Imóvel de Passo Fundo e do Feirão Caixa da Casa Própria, que acontece nos dias 24 e 25 de junho. O evento é realizado por meio de uma parceria entre a Acisa  e a Caixa. Os interessados em adquirir um estande podem entrar em contato com a Acisa pelo telefone (54) 3311-1300.

Fotos: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa

Publicada em: 11/05/2017, por Assessoria de Imprensa Acisa