Entender sobre tecnologia é fundamental para os tomadores de decisão

Com o aumento do uso da tecnologia nas indústrias, empresários precisam saber avaliar qual deve usar e onde aplicá-la

Lideranças, empresários e profissionais da área da indústria acompanharam a palestra do engenheiro mecânico e doutor em manufatura digital, Victor Gomes (Foto: Caroline Lima/Acisa)

Que o mundo está cada vez mais tecnológico todos nós sabemos, não é mesmo? Mas, em meio à tanta tecnologia e informação, fica difícil escolher aquela que vai suprir cada necessidade. Na indústria, não é diferente. Dia após dia surgem novos sistemas que vêm para facilitar a produção e ajudar a melhorar a competitividade das empresas.

Foi buscando tirar dúvidas sobre esse tema, que lideranças, empresários e profissionais da área da indústria participaram do terceiro Happy Hour da Acisa, na última quinta-feira (09). A atividade, realizada pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, contou com a palestra do engenheiro mecânico e doutor em manufatura digital, Victor Gomes, que abordou a importância das tecnologias digitais para o aumento da competitividade na indústria.

Segundo Victor, as tecnologias estão disponíveis para todos, mas cada empresa precisa avaliar qual deve usar e onde aplicá-la. "O empresário vai descobrir qual tecnologia utilizar avaliando seu processo. Conhecendo-o por meio de mapeamento de processos, vai aprender mais sobre tomar decisão e, aí, vai saber onde aplicar tecnologia ou não", afirma.

De acordo com ele, hoje em dia, o uso da tecnologia está bastante em alta porque ficou um pouco mais barato trabalhar com sensores. "O preço para aquisição de hardware caiu um pouco, então há sensores mais baratos. Você vai escolher onde vai aplicar essas tecnologias e aí por diante é começar uma transformação. É preciso analisar caso a caso. Tem empresas que precisam de mais controle e outras de menos", comentou.

Indústria 4.0

O termo Indústria 4.0 é bastante usado para definir a tendência que se desenvolve com o conceito de fábricas inteligentes. Para o engenheiro mecânico, indústria 4.0 está relacionada à tomada de decisão autônoma. "Para mim, esse termo remete à utilização de sistemas ciberfísicos, ou seja, que tomam decisões. Agora, porque a tua indústria não é 4.0, não quer dizer que ela não tenha uma série de tecnologias digitais importantes", destaca Victor, ao salientar que "a gente tem que parar pra pensar qual é o tipo de tecnologia que é necessária para minha empresa de acordo com aquele tipo de processo, sem precisar entrar nessa de me classificar em 1.0, 2.0 ou 4.0".

Para ele, a questão mais importante é saber onde é preciso aplicar a tecnologia e, para isso, é necessário ter fluência digital. "Entender sobre tecnologia é fundamental para os tomadores de decisão. Não precisa ser especialista nisso, mas tem que ter fluência digital para ser bem assessorado, para poder tomar decisões interessantes e saber aplicar a tecnologia certa", ressalta.

Publicada em: 13/08/2018, por Assessoria de Imprensa Acisa