Ações para desenvolvimento do Estado são apresentadas durante reunião-almoço

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul, Ruy Santiago Irigaray Júnior, conversou com empresários, nesta quinta-feira (18), sobre as ações para o desenvolvimento do Estado. O encontro foi na sede da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo, numa reunião-almoço promovida pela entidade em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindicato Rural, Sindilojas, Sinduscon e Sindicontábil.

Encontro reuniu empresários, lideranças e autoridades

“Estamos em Passo Fundo para fazer o trabalho de base, sair de Porto Alegre e mostrar tantas coisas boas que estamos fazendo pelo RS. A primeira coisa é a desburocratização da secretaria de Desenvolvimento Econômico para facilitar a vida de quem quer empreender”, pontuou o secretário Ruy Irigaray, ao destacar que “muitas pessoas não conhecem ainda a capacidade que a secretaria tem de auxiliar aquelas pessoas que querem investir, empreender, então a cada 15 dias procuramos descentralizar, municipalizar a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Passo Fundo não poderia ser diferente, pela grande e relevância que tem no nosso estado”, explicou.

Segundo o secretário, os gaúchos têm uma vocação muito grande para o empreendedorismo, mas não vendem de maneira positiva a imagem do Estado. “Falar que o estado é quebrado e falido é muito ruim, pois ninguém quer investir aqui, e até mesmo quem está aqui procura investir em outros estados e outros países”, afirma. “Estamos fazendo uma nova imagem do RS, de um estado forte, que é de fato. Quem tem problemas não é o estado, é o governo. Então o estado é forte, temos empreendedores, mão-de-obra qualificada, temos empresas de referência. Passo Fundo é prestigiada por empresas que são referências nacionais e internacionais, então o problema não é o empreendedorismo, isso temos de sobra, é mudar essa cara do nosso estado de depressão, quebrado, só assim vamos pra frente, vamos evoluir”, salientou Ruy.

Fomento ao turismo

Entre as ações destacadas pelo secretario para promover o desenvolvimento do Rio Grande do Sul está o lançamento do Programa Mais Turismo RS, previsto para o mês de agosto. “Esse programa é muito importante e será ligado aos nossos dois ramos de fomento, o Badesul e o BRDE. Ele é um programa que acaba incentivando novos negócios, já que temos uma característica aqui no estado empreendedora para a área do turismo”, explicou. "Temos grandes regiões do nosso estado com potencial para o turismo, mas queremos trazer essa expertise do turismo que vemos em outras regiões para Passo Fundo e região e para isso vamos fazer um evento mês que vem para trocar experiências com outros municípios, com palestras importantes e começar a trocar conhecimento. O turismo é  a maior indústria do mundo e que pode ser implementada facilmente numa região", disse ele.

"Estamos trabalhando para mudar a cara do RS com essas privatizações que serão feitas nos próximos dias também, pois qualifica ainda mais nosso estado para podermos fazer um plano de recuperação fiscal. Acredito muito nesse passo que estamos dando com o governo federal, está sendo construído através de várias mãos, vários parlamentares e autoridades do nosso estado estão nos ajudando para que possamos sair dessa grande crise que vive o governo e para que possamos colocar a folha de pagamento dos funcionários em dia, pegar crédito no mercado para investir em infraestrutura, que é isso que o RS tanto necessita", finalizou o secretário.

Publicada em: 18/07/2019, por Assessoria de Imprensa Acisa