Acisa: 95 anos de ações voltadas ao desenvolvimento da classe empresarial

A Acisa é uma entidade de livre associação e sem fins lucrativos que, atualmente, conta com mais de 300 empresas filiadas. A entidade atua com foco no associativismo como forma de defesa dos interesses dos associados e exerce a função de interlocutora entre os empresários do município e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na busca da melhoria da legislação referente ao mercado e dos indicadores de eficiência da gestão pública. Além disso, representa as empresas associadas na Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), na Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e em mais de 30 conselhos e comissões de organizações públicas.

Para o presidente Marco Mattos, fazer parte da Acisa é ajudar a contar uma história de inclusão. “Através do associativismo, os micros, pequenos e grandes empresários dividem o mesmo cenário produtivo para juntos buscarem alternativas que incrementem o crescimento individual e coletivo. É poder agradecer aos homens e mulheres que ao longo deste tempo contribuíram de forma voluntária para que a Acisa pudesse alcançar seus objetivos institucionais, exercendo os cargos de direção. É poder agradecer aos funcionários que ao longo dos 95 anos serviram com atenção, respeito, carinho e comprometimento com a entidade. É poder ver o reconhecimento da entidade perante os poderes constituídos e perante a população, porque a Acisa tem tido papel importante no desenvolvimento de nossa cidade e região”, afirma Mattos.

A entidade

A Acisa foi fundada em 1921, porém, a nomenclatura Acisa surgiu em março de 1998 da união de três entidades, Câmara da Indústria, Comércio, Agropecuária e Serviços de Passo Fundo (Cicasp), Centro das Indústrias da Região do Planalto (Cirp) e Associação Comercial de Passo Fundo e, ao longo dos anos, teve 43 presidentes, incluindo o primeiro, Gabriel Bastos, e o atual, Marco Antônio de Mattos.

Na defesa de melhorias

Há anos, a entidade defende melhorias em vários segmentos que visam impulsionar a produção como a ampliação e modernização do aeroporto Lauro Kortz, a duplicação das rodovias ERS-324, entre Passo Fundo e Casca, ERS-135, entre Passo Fundo e Erechim, ERS-153, entre Passo Fundo e Tio Hugo e BR-285, entre Passo Fundo e Carazinho, além da redução da carga tributária e da desburocratização.

Oportunidades para alavancar os negócios

Como forma de estimular e oportunizar bons negócios, a Acisa também realiza feiras e exposições ao longo do ano. A Expoacisa oferece aos empresários a oportunidade de mostrarem as suas potencialidades, fecharem grandes negócios e se integrarem com a classe empresarial. Em 2015, a feira completou 11 edições e, através das Rodadas de Negócio, em parceria com o Sebrae, foi gerada uma expectativa de negócios de R$ 2,6 milhões ao longo do ano. O evento ainda contou, pela primeira vez, com a presença do governador do Estado do RS na abertura oficial. O Salão do Imóvel, realizado em parceria com as Imobiliárias Coligadas e o Feirão da Caixa, juntamente com a Caixa Econômica Federal são outras opções de negócios que a entidade oferece aos associados. Outros eventos como a Fenafrango, Efrica, Deleite e Exposição Agroindustrial do Primeiro Centenário de Passo Fundo, foram algumas formas que a associação encontrou para divulgar as empresas e a produção local ao longo dos anos.

Serviços que a entidade oferece

A Acisa oferece serviços que visam beneficiar os associados.

Acisa Talentos: a agência de empregos da Acisa funciona em parceria com o curso de Psicologia da UPF. O programa auxilia os empresários na seleção de novos funcionários e oferece oportunidades para quem busca um espaço no mercado de trabalho.

Core: Em Passo Fundo, a Acisa é a entidade responsável por realizar o registro no Conselho dos Representantes Comerciais, obrigatório para quem exerce a profissão de representante comercial.

Certificados de Origem: Outro serviço prestado pela Acisa é a emissão de Certificados de Origem para empresas de Passo Fundo e região que exportam seus produtos. O documento atesta a origem da mercadoria exportada e concede benefícios tanto para o importador, quanto para o exportador, como a redução ou isenção de impostos decorrentes dos acordos internacionais.

Aluguel de salas: A entidade oferece aos associados o aluguel de salas climatizadas para a realização de cursos e palestras. Os espaços comportam até 70 pessoas e são equipados com projetor e som.

Publicada em: 25/01/2016, por Assessoria de Imprensa Acisa