Governador entrega licença ambiental do aeroporto Lauro Kortz

O governador do Estado, José Ivo Sartori, esteve em Passo Fundo na manhã dessa sexta-feira, 22 de abril, para entregar a licença ambiental emitida pela Fundação de Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam) que permite a ampliação do aeroporto Lauro Kortz. O presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo, Marco Mattos, participou do ato de entrega, que contou com a presença de lideranças políticas e empresariais.

O prefeito Luciano Azevedo resumiu o momento como histórico e ressaltou que essa conquista se deve graças à união de toda a comunidade. “O que acontece hoje aqui não é simplesmente a entrega de um papel, é um passo decisivo para que o nosso aeroporto possa ser definitivamente ampliado”, afirmou, ao salientar que “a obra vai ser fundamental para a economia da região, para que possamos atrair novos investimentos e gerar novos empregos. Em breve nós teremos aqui um dos principais aeroportos do interior do Brasil”.

A próxima etapa, a partir de agora, é o processo de licitação que vai definir a empresa responsável pela obra. O governador José Ivo Sartori pontuou que a próxima fase depende do governo federal e, se tudo ocorrer bem, as obras começam no próximo semestre. “O primeiro passo foi fazer a regularização ambiental do aeroporto, no ano passado, para agora emitir a licença ambiental. A própria Aviação Civil Federal já está se preparando, acredito eu, para que, quem sabe, no começo do semestre que vem já comecem as obras de ampliação do aeroporto”.

A Acisa é uma das entidades que sempre estiveram na luta por melhorias no aeroporto, conforme afirma Marco Mattos. “Desde a década de 1940 a Acisa batalha pelas melhorias do aeroporto. Então hoje nós recebemos com muita alegria a licença ambiental, pois ela resgata esse tempo histórico e valoriza a força coletiva de todas as entidades, do poder público constituído, das lideranças e da comunidade, que sempre se manifestaram favoráveis à esses avanços”, observa o presidente, destacando que, na oportunidade, fez um convite ao governador para que ele participe de uma reunião-almoço em Passo Fundo. “Nós já havíamos entregado um convite formal e hoje o convidei pessoalmente para que venha conversar com empresários de Passo Fundo e região. Ele sinalizou positivamente e disse que pretende vir ainda no primeiro semestre deste ano”.

O projeto de ampliação do Aeroporto Lauro Kortz prevê a destinação de R$ 44,5 milhões para a construção de um novo terminal de passageiros, pátio para aeronaves, novo estacionamento, implantação de uma Seção Contra Incêndios (CSI), entre outras melhorias.

Fotos: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa

Publicada em: 22/04/2016, por Assessoria de Imprensa Acisa