Segunda edição do Café com Negócios aborda o tema Marketing Digital

A palestra Marketing Digital foi ministrada pelo empreendedor digital e sócio-diretor da Seen Digital, Rafael Comin (Foto: Caroline Lima/Acisa)

O modo como a tecnologia tem revolucionado os negócios e as iniciativas necessárias para que as empresas consigam resultados positivos foram temas abordados durante a segunda edição do Café com Negócios, promovido por meio de uma parceria entre a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS). O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 27 de abril, na sede da Acisa, e contou com a presença de cerca de 50 pessoas, entre empresários e profissionais de diversas áreas.

A palestra Marketing Digital foi ministrada pelo empreendedor digital e sócio-diretor da Seen Digital, Rafael Comin, que falou um pouco sobre as estratégias básicas necessárias para uma empresa investir em um negócio na internet. Segundo ele, cada empresa precisa conhecer o seu público e onde ele está presente, pois isso vai definir qual a melhor plataforma a se investir, quais redes sociais são mais adequadas para interagir e qual o formato mais apropriado para comunicação.

O palestrante apresentou algumas estatísticas que mostram que o uso da internet cresceu consideravelmente nos últimos anos. De acordo com os dados, atualmente, o Brasil conta com mais de 450 mil sites de e-commerce – termo atribuído às lojas online que não possuem sede física. Essas empresas movimentaram em 2015 mais de R$ 41 bilhões. Segundo ele, esse formato de empresa teve um crescimento de 15% em relação a 2014. “Isso gera uma oportunidade no mercado digital para que o empresário se reinvente e passe a utilizar as novas tecnologias a favor do seu negócio”, destaca Rafael.

Os dados apresentados também mostraram que o equipamento para acesso aos conteúdos online utilizado pela maioria dos usuários passou a ser o celular, deixando o computador em segundo lugar. “Estamos em uma época em que o mercado é o ‘faça você mesmo’, pois todos nós temos em mãos um smartphone capaz de gravar vídeos e produzir conteúdo, basta saber como e onde procurar ferramentas que auxiliem neste processo e resultem em bons negócios”, afirma Rafael, ao pontuar que, em 2014, 70 milhões de brasileiros assistiram vídeos online em um tempo médio de oito horas por semana, sendo que um a cada seis vídeos foram assistidos por dispositivos móveis.

O empreendedor digital ainda destacou que, para conseguir um resultado positivo, também é necessário investir em profissionais que entendem do assunto. “Costumo dizer que para se ter bons resultados é preciso investir 10% em ferramentas e 90% em cérebros inteligentes capazes de colocar em prática todas essas estratégias”, ressalta Rafael.

Sobre o Café com Negócios

O Café com Negócios é um encontro mensal gratuito promovido pela Acisa e Sebrae, que busca oferecer conhecimento, compartilhamento de ideias e troca de informações entre empresários, abordando assuntos de interesse da classe empresarial. O próximo acontecerá em maio. A data e o tema serão divulgados nos próximos dias.

Publicada em: 27/04/2017, por Assessoria de Imprensa Acisa