Presidente e vice da Acisa participam do Congresso da Federasul

Com uma pauta diversificada, que vai do enfoque político ao econômico, passa pelo social, aborda gestão, pensa no futuro com a ampliação da prestação de serviços e termina na formação de lideranças, foi realizado, nos dias 07 e 08 de julho, o 13º Congresso da Federasul. O encontro aconteceu em Canela e reuniu mais de 300 participantes, entre líderes empresariais e executivos das associações comerciais do Estado. A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo esteve representada pelo presidente Lamar Sakis e pelo vice-presidente de Comércio, Marco Silva.

Durante a abertura do evento, a presidente da Federasul, Simone Leite, disse que unidade de ação é a primeira grande revolução que precisamos neste Estado. “Chega de nos dividirmos por questões menores, interesses específicos, questões que no final do dia não nos constroem e que nos distanciam do que podemos e precisamos ser”, ressaltou a presidente, que classificou o evento como “o maior congresso da história da Federasul”.

Presente na abertura do evento, o governador do Estado, José Ivo Sartori, utilizando o slogan do Congresso da Federasul, “Liderar e Transformar”, disse que o Estado está no meio da travessia “e a continuidade desse trajeto depende de líderes consistentes e com espírito transformador”. Ele lembrou que “desde o começo do nosso governo, eu sabia que havia chegado a hora de fazer um profundo processo de modernização do Estado”.

O presidente da Acisa, Lamar Sakis, fez uma avaliação positiva da participação no congresso. “Ficou muito clara a necessidade de a gente voltar e continuar trabalhando, considerar o potencial de cada empresário, pra apostar nas coisas que estão aí. O mercado está voltando a crescer e tudo isso faz parte de uma estratégia importante no sentido de que independente do que está acontecendo na política, precisamos fazer a nossa parte, pois se a gente não trabalhar, a gente não produz”, destaca.

Segundo o vice-presidente de Comércio da Acisa, que também é vice-presidente da Federasul, o evento foi muito bem prestigiado e abordou diversos assuntos de interesse da classe empresarial. “Foi um congresso considerado ‘o congresso dos congressos’, por parte de todos os participantes que há muito tempo frequentam esse tipo de evento. Os palestrantes discutiram bastante sobre a atual crise econômica e política que a gente vem passando. O que eles comentaram bastante é que não devemos levar em conta o que está sendo divulgado a respeito e sim, o que a gente pode fazer pra melhorar isso”.

Os empresários precisam se indignar e ser mais vigilantes

Os políticos brasileiros precisam ser patrióticos e pensar mais no bem comum. Foi desta forma que o presidente do Grupo das Farmácias São João, Pedro Henrique Brair, iniciou sua palestra no Congresso da Federasul. Preocupado com as reformas “essenciais” para o Brasil, o empresário que deve faturar R$ 2,7 bilhões neste ano e que quase paga R$ 40 milhões de impostos ao governo, quer mais coerência na política e na economia. “Nossas leis trabalhistas são arcaicas, a situação econômica do País traz como resultado uma inadimplência de 40% o que é chocante para os negócios e estamos pouco vigilantes, pouco indignados”, provocou.

Brair, que abre 100 farmácias por ano e emprega 10.300 pessoas, disse para uma plateia de empresários e líderes do Estado que “pior que a corrupção é a má gestão” Para ele, o Brasil oferece um péssimo ambiente de negócios aos empreendedores. “É difícil empreender, precisamos ser heróis, guerreiros para continuar”, definiu.

Aplaudido de pé, Brair, que mantem sua sede em Passo Fundo, e é dono de 601 farmácias espalhadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, defende teses como o “segredo é o trabalho” e posta nos locais de atendimento  frases de estímulo para seus funcionários que consomem uma folha de pagamento equivalente a R$ 38 milhões/mês.

Seu grupo que está na quinta posição no ranking nacional de redes de farmácias do País que estar entre as três maiores redes em 2020. Com atuação também na área agrícola, na produção de alimentos (25 mil hectares) a holding da Farmácias São João controla sete empresas e vai inaugurar um centro de distribuição equivalente a 40 mil m², em Passo Fundo (na década de 90  funcionava em 200 m²).

*Com informações da Federasul | Fotos: Divulgação

Publicada em: 10/07/2017, por Assessoria de Imprensa Acisa