Saiba como usar o aplicativo WhatsApp para empresas

Tema foi abordado durante o Café com Negócios

O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp se tornou um dos mensageiros mais utilizados no mundo. Mas, o que muita gente não sabe é que, além de ser usado nos momentos de lazer, ele também pode se transformar em uma poderosa ferramenta de marketing para os negócios. E foi com o tema "WhatsApp Marketing - Como alavancar suas vendas com essa ferramenta" que a Acisa Passo Fundo e o Sebrae RS realizaram mais uma edição do Café com Negócios, nesta quinta-feira, 24 de agosto.

Conforme o palestrante Rodrigo Bonfanti, Gestor de Atendimento do Sebrae RS, a palestra buscou sensibilizar os empresários, gestores e profissionais de diversas áreas a usarem a ferramenta de forma profissional “Quando falamos de empresa, precisamos pensar que tudo tem cunho profissional, então a ideia é sensibilizar e entregar algumas noções básicas de como utilizar essa ferramenta de forma correta”, destaca.

De acordo com dados apresentados por ele, hoje em dia, 1 bilhão de pessoas utilizam o WhatsApp, o que corresponde a uma em cada sete pessoas do planeta. Em média, os usuários visualizam o aplicativo 150 vezes por dia e enviam mais de 700 mil fotos e cem mil vídeos diariamente. O palestrante ressaltou que a taxa de conteúdos que são lidos via WhatsApp corresponde a 98%, enquanto 22% dos e-mails são abertos.

Segundo Rodrigo, diferente do que se faz com o uso pessoal, a criação de grupos não é recomendável para empresas. “A melhor opção para uso profissional é a criação de listas de transmissão, que são mensagens enviadas individualmente e em lote aos contatos. Ela é recomendada porque garante a privacidade dos clientes, mas é importante que as pessoas autorizem o envio”, garante, ao observar que o ideal é utilizar um número exclusivo da empresa, de preferência, para uso apenas do WhatsApp, e definir um horário de trabalho, assim como acontece com o horário de funcionamento de uma empresa. Ainda, é recomendado que a empresa defina uma pessoa que ficará responsável por atender nessa ferramenta.

Na prática, como funciona?

O gestor citou alguns passos importantes para começar a usar o WhatsApp de forma profissional.

1º) Segmentação – definir segmentação para cada modelo de negócio, montando uma tabela com dados de cada contato.

2º) Prospecção – Segundo ele, é importante definir uma regra para que as pessoas autorizem o cadastro na lista.

3º) Recebendo o público - deve ser definida uma mensagem de boas vindas para os contatos.

4º) Padronização de atendimento receptivo – definir as principais situações de atendimento receptivo, criando respostas pré-prontas para agilizar o processo.

5º) Lista de conteúdo - Esse é o momento de gerar relevância e conteúdo que agregue valor ao negócio. Conforme Rodrigo, 80% das mensagens devem conter conteúdo e 20%, oferta.

6º) Criando lista de transmissão – Para adicionar alguém na lista de transmissão, a pessoa deve existir nos seus contatos. Cada pessoa define o padrão para seus códigos, de acordo com a estratégia e inteligência do negócio.

7º) Indicações – Depois que seu público já te conhece, confia em você/empresa e sabe da boa utilização da sua lista vip, já pode pedir recomendações.

8º) Cartão de visitas – Sugere-se criar um contato com todas as informações que deseja que o cliente saiba sobre a empresa.

Sobre o Café com Negócios

O Café com Negócios é um encontro mensal gratuito promovido pela Acisa e Sebrae, que busca oferecer conhecimento, compartilhamento de ideias e troca de informações entre empresários, abordando assuntos de interesse da classe empresarial. O próximo acontecerá em setembro. A data e o tema serão divulgados em breve.

Fotos: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa

Publicada em: 24/08/2017, por Assessoria de Imprensa Acisa