Café com Negócios aborda liderança, comprometimento e motivação de equipe

Mais de 60 pessoas, entre empresários, líderes e gestores, participaram da atividade que integra a programação do Café com Negócios (Foto: Caroline Lima/Acisa)

Ser capaz de motivar a equipe e estar atento às necessidades dos colaboradores são qualidades essenciais para um líder. Porém, isso nem sempre é uma tarefa fácil. E foi com o intuito de auxiliar os empresários nessa questão que a Acisa Passo Fundo e o Sebrae RS promoveram a palestra "Comprometer e motivar a equipe, é possível?", com a especialista em Gestão de Pessoas, Edite Zatta. Mais de 60 pessoas, entre empresários, líderes e gestores, participaram da atividade que integra a programação do Café com Negócios.

De acordo com a palestrante, motivar uma equipe é possível, porém é impraticável querer motivar todas as pessoas. "A motivação, a vontade e a energia vêm de dentro do indivíduo. Então o que o empresário pode fazer para despertá-la e estimulá-la é criar condições e ambientes favoráveis para que os colaboradores se motivem e se comprometam mais com o trabalho", observou Edite. Segundo ela, o gestor pode ser comparado ao fermento no pão. "A dose certa de fermento no pão é o que faz a massa crescer. No caso das empresas, o fermento é a força do empresário, a potência e a energia dele".

Edite também falou sobre as características de um líder autêntico. "O líder autêntico é uma pessoa que tem por natureza o dom de servir, sabe fazer funcionar as coisas, sabe construir a harmonia entre todos, é capaz, sabe ser funcional, é um exato formalizador da vida, pois ele faz a vida andar e, além de cuidar da vida dele, coloca comida no prato de muitas outras pessoas. É produtor de progresso e tem a riqueza como consequência de uma inteligência racional", pontuou.

Para ser um líder autêntico, conforme a palestrante, também é preciso que ele consiga fazer bem quatro dimensões da vida. "Na esfera individual, a pessoa que não estiver consigo mesma não consegue fazer os outros ficarem também. Segundo ponto está a esfera familiar. Não adianta eu ser inteiro e estar com meu contexto familiar complicado. Se estiver tudo em ordem nessas duas esferas, vamos à terceira, que é dos colaboradores, onde o líder precisa saber produzir pessoas funcionais. E a última é social, que é todo o conjunto de diplomacia, que se precisa fazer com a sociedade, com órgãos governamentais e com o público em geral", destacou Edite.

Uma estatística feita por Edite apontou que de dez funcionários, três não fazem nem o básico do que precisa ser feito. Seis, o equivalente a 60%, fazem bem feito, porém, precisam ser direcionados, caso contrário não fazem. E 1% faz além, que é a pessoa proativa, com visão. "Para saber se a empresa vai bem ou não em gestão de pessoas, é preciso ter, ao menos, 70% das pessoas comprometidas. O que faz com que a estatística fique alta é o quanto o gestor cuida de seus funcionários", explicou a especialista em gestão de pessoas.

Outro ponto abordado foi sobre o que motiva os funcionários a se comprometerem com a empresa. “O que move os funcionários, geralmente, é uma dessas três coisas: dinheiro, desafios ou status. O gestor precisa conhecer seus colaboradores e saber o que os move e o que os faz ficarem motivados”, ressaltou.

Sobre o Café com Negócios

O Café com Negócios é um encontro mensal gratuito promovido pela Acisa e Sebrae, que busca oferecer conhecimento, compartilhamento de ideias e troca de informações entre empresários, abordando assuntos de interesse da classe empresarial. O próximo acontecerá em novembro. A data e o tema serão divulgados em breve.

Foto: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa

Publicado em: 19/10/2017, por Assessoria de Imprensa Acisa