8º Fórum de Líderes destaca importância do engajamento cívico dos empresários

Evento contou com debate entre as lideranças, palestra sobre o atual cenário econômico e encontro de executivos

O 8º Fórum de Líderes, realizado nesta terça-feira (06), na Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo, reuniu lideranças empresariais e diretores das associações comerciais dos municípios que integram a região da Produção para um debate que trouxe informações sobre os diversos setores econômicos. O evento, promovido pela Federasul, teve início ao meio-dia, com uma reunião-almoço que abordou o cenário econômico, e seguiu até a tarde, com debate sobre engajamento cívico dos empresários e encontro de executivos das entidades empresariais da região.

Diante do tema “Ambiente econômico e perspectivas para 2018”, o vice-presidente de economia da Federasul, Fernando Marchet, fez uma análise do momento, mostrando uma melhora dos indicadores da economia. “Os dados de confiança de todos os setores, dos empresários e consumidores vêm melhorando bem e chega até em patamares próximos ao pré-crise, o que é muito positivo, com fatores como melhora no emprego, na renda e retomada dos pedidos na indústria. Vemos esses e outros setores mostrando sinais de recuperação”, pontua. “Temos um cenário que permite não só um crescimento bom em 2018, mas também a retomada do crescimento mais estável nos próximos anos”.

Segundo ele, o maior risco são as eleições. “O desafio é quem a gente vai escolher, que é quem deve dar continuidade a algumas reformas e seus efeitos na economia como um todo”, garante. “É importante que a gente eleja alguém que tenha uma boa visão sobre qual o efetivo tamanho que o Estado deve ter, porque vamos pagar a conta se decidirmos um estado que vai ser grande. Para que a dinâmica da economia melhore e os empresários possam investir nos seus negócios, a gente poderia, talvez, ter um Estado um pouco menor e alguém que defendesse concessões, privatizações, que certamente, ele não tem dinheiro para investir nesse momento”, afirma Fernando.

À tarde, a presidente da Federasul, Simone Leite, e os vice-presidentes da entidade, Rodrigo Souza e Sebastião Ventura, lideraram o debate sobre engajamento cívico, que visa incentivar os empresários e diretores de entidades empresariais a se envolverem mais com os processos políticos e serem uma fonte coletiva de mudança. “Além de integrar líderes da classe produtiva, com esse Fórum, também queremos fazer reflexões e provocações para essas pessoas que são lideranças em suas cidades e na região”, disse Simone. A presidente da Federasul ainda destacou a importância da participação cada vez mais efetiva das mulheres nas entidades de classe e do trabalho voluntário dos empresários. “Precisamos ressaltar como é rico o associativismo. Deixamos nossos negócios para estar aqui, trabalhando em prol da sociedade, pensando em favor do coletivo, se baseando em nossos princípios”, destacou.

Para o presidente da Acisa, Evandro Silva, “o evento reafirma o compromisso da Acisa de unir as entidades da região e os segmentos produtivos de Passo Fundo, trazendo informação, conhecimento, a fim de gerar desenvolvimento para a classe empresarial”.

O Fórum de Líderes também contou com o encontro de executivos das associações comerciais da região da Produção, que buscou articular o planejamento estratégico e de gestão, além de conferir os produtos e serviços disponibilizados pela Federasul. As possibilidades oferecidas pelo programa Empreender foram apresentadas pela coordenadora Tamara Aranchipe, que detalhou a metodologia desenvolvida para trabalhar com núcleos empresariais.

Participaram do 8º Fórum de Líderes, empresários e representantes das entidades empresariais de Passo Fundo, Carazinho, Marau, Casca e Sarandi.

Fotos: Caroline Lima/Assessoria de Imprensa Acisa

Publicada em: 06/03/2018, por Assessoria de Imprensa Acisa