Nesta terça-feira (26), inicia mais uma edição da Consulta Popular. No processo, que segue até a quinta-feira (28), a população tem a oportunidade de escolher parte dos investimentos que constarão no orçamento do governo do RS em 2019. Qualquer pessoa com título de eleitor pode votar.
Neste ano, o governo estadual vai distribuir R$ 80 milhões entre as 28 regiões do estado. O valor que cada região recebe é proporcional ao número de habitantes e ao Índice de Desenvolvimento Econômico (Idese).
Os projetos que vão fazer parte da cédula de votação foram definidos em assembleias populares. Os mais votados vão receber os recursos. Os eleitores podem votar em apenas um projeto. São eles:
A Acisa Passo Fundo mobiliza os empresários para que votem no projeto 2, que destinará os recursos para a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para investimentos em videomonitoramento e cercamento eletrônico. “Com isso, garantimos parte dessa verba para dar andamento ao Projeto Guardião, sistema de videomonitoramento que visa reforçar a segurança do município”, destaca o presidente da Acisa, Evandro Silva.
Como votar
Neste ano de 2018 a votação será realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho em todo o Estado, por meio de voto secreto. Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. Os eleitores poderão votar em apenas um dos programas ou ações da cédula de votação.
Na votação on-line e nos pontos de votação é necessário o número do seu título de eleitor. Caso você não o tenha à mão, o ambiente de votação na internet, permitirá pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Formas de votar
- Pela internet (dias 26, 27 e 28): no site da Consulta Popular
- Presencialmente (dias 26 e 27): através do aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes. Consulte aqui os locais de votação
- Por mensagem de texto no celular (dias 26 e 27): basta enviar um SMS para o número 27902, com a palavra RSVOTO#Nº do título de eleitor#Nº do programa
- Pelo aplicativo de celular: clique aqui para baixar
Publicada em: 25/06/2018, por Assessoria de Imprensa Acisa