Financiamento à inovação é um dos desafios atuais das empresas

Antonioni orientou empresários sobre como buscar recursos para financiar a inovação (Foto: Assessoria de Imprensa PoloSul/Caroline Silvestro)

O avanço tecnológico, a crise econômica, a mudança na forma de consumo e a velocidade com que as coisas se transformam e evoluem requer que as empresas inovem e busquem a melhora constante de seus produtos ou serviços. Mas, uma das preocupações e dúvidas de muitos empresários e como fazer e financiar esta inovação. Estas questões foram esclarecidas para mais de 25 empresários que participaram do Café com TI, promovido pelo PoloSul.org e APLTEC.  O evento que aconteceu na Acisa trouxe o tema “Financiamento à Inovação para Empresas” e foi apresentado por José Antonio Antonioni, Diretor Presidente da SOFTSUL e consultor de empresas nas áreas de Estratégia, Qualidade e Inovação.

Na oportunidade Antonioni trouxe alguns conceitos sobre inovação, trazendo um do Manual de Oslo, que relata que inovação é “a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado, no que se refere às suas características ou usos previstos, ou ainda, à implementação de métodos ou processos de produção, distribuição, marketing ou organizacionais novos ou significativamente melhorados”.  O especialista ainda pontuou motivos de porquê inovar. “Empresas inovadoras crescem 16% a mais, são 31% mais produtivas, os trabalhadores têm salário 28,3% acima e exportam 12% a mais em valor do que as empresas não inovadoras”.

Porém, um dos grandes desafios da gestão da inovação nas organizações é encontrar a forma correta de financiamento, pois independente do porte da empresa, fazer evoluir uma ideia inovadora de um produto ou serviço até a sua inserção no mercado exige tempo e dinheiro. “No Brasil existem diferentes alternativas de financiamento à inovação conforme o momento e as necessidades das empresas. Mas é preciso atenção às características, condições e exigências de cada uma delas para encontrar a mais adequada, considerando a natureza do projeto e o perfil da empresa”, enalteceu o presidente do Softsul em sua fala, onde também apontou caminhos e opções para os associados, facilitando e trazendo ideias para a busca de recursos. “As empresas associadas ao Polosul interessadas em submeter projetos de inovação aos órgãos financiadores poderão contar com apoio da Softsul, enviando projeto através do e-mail softsul@softsul.org.br, em razão do Termo de Parceria vigente entre as entidades, que foi assinado em setembro/2017. ”

O Café com TI acontece na última quinta-feira dos meses pares. O evento conta com o patrocínio da NúcleoCom, NewConnect, Upside, Ren9ve, PulsarPay, Tn3 e com o apoio do APLTEC e ACISA.  Junte-se a nós e amplie a força da sua empresa.

Publicado em: 04/07/2018, por Assessoria de Imprensa Acisa