Prefeitura autoriza compra de novas câmeras de segurança para o Projeto Guardião

Objetivo é aumentar a segurança da comunidade através do uso da tecnologia

O sistema de videomonitoramento ficará sob a responsabilidade da Brigada Militar, no 3º RPMon (Foto: Caroline Lima/Acisa)

No dia do aniversário dos 161 anos do município os passo-fundenses receberam uma notícia aguardada por muitos anos: a ampliação do projeto Guardião, com a renovação do sistema e a aquisição de mais câmeras de videomonitoramento. O anúncio foi feito nessa terça-feira (07) durante o ato de assinatura do processo que autoriza a contratação de empresa especializada na área, realizado no quartel do 3º RPMon da Brigada Militar.

Com um investimento de mais de R$ 500 mil em recursos próprios da Prefeitura, o objetivo é aumentar a segurança da comunidade através do uso da tecnologia, contribuindo com o trabalho preventivo feito pela Brigada Militar e com o trabalho de investigação da Polícia Civil.

Para o comandante do CRPO Planalto da Brigada Militar, o coronel Jair Euclésio Ely, o momento marca um novo tempo na segurança pública. “É um esforço em que todos compreenderam a necessidade de investimento e união no combate ao crime, uma luta da nossa sociedade. Ao Executivo na figura do prefeito Luciano, não tenho palavras para explicar a tamanha sintonia em todas as atividades que fazemos. A Prefeitura está sempre presente. Este é uma apoio que se materializa na melhora significativa com a tecnologia, o que possibilita multiplicar o número de policiais com a sala de videomonitoramento. Agradecer o investimento que será muito bem aplicado”, afirmou.

Atualmente Passo Fundo conta com 28 pontos de monitoramento. O projeto Guardião prevê a substituição dos atuais equipamentos dos 28 pontos e a instalação futura de equipamentos em mais 72 pontos novos, totalizando 100 locais com videomonitoramento.

A Acisa Passo Fundo é uma entidades que está à frente da iniciativa. O diretor de Transporte e Logística da associação, José Luís Turmina, coordenador do Projeto Guardião, disse que a união das entidades foi fundamental para que o projeto desse certo. "Na verdade o projeto só foi possível porque todas as entidades se uniram, sem distinções. Nesse momento é a Acisa que está na direção do Projeto Guardião, mas o mais importante é que o projeto tenha continuidade e a gente consiga de fato deixar a nossa cidade mais digital a nível de monitoramento", afirmou.

O prefeito Luciano destaca a ação efetiva da Brigada Militar na cidade e o esforço do governo em colaborar. “O grande presente que Passo Fundo ganha nesse aniversário de 161 anos é a assinatura da ordem desse investimento de mais de meio milhão de reais para ampliar e renovar o sistema de videomonitoramento na segurança pública. Isso vai melhorar a vida das pessoas e permitir que elas fiquem mais seguras. É um esforço grande da Prefeitura investir em segurança, que não é uma responsabilidade primeira do município”, ressaltou Luciano, que também agradeceu a coletividade na discussão entre poder público e entidades.

No projeto, que consiste em um sistema de videomonitoramento que conta com alta tecnologia, as câmeras deverão auxiliar na prevenção e na elucidação de crimes, a partir das imagens gravadas em HD e que podem ficar arquivadas por até 30 dias. Também será possível, através de câmera OCR, identificar as placas dos veículos que trafegam pelas ruas, localizando possíveis veículos furtados ou que estejam envolvidos em ocorrências policiais.

Segundo o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves, “será iniciado o cercamento eletrônico no município com um sistema de videomonitoramento moderno e atualizado, oportunizando um trabalho preventivo para a comunidade”.

O sistema de videomonitoramento ficará sob a responsabilidade da Brigada Militar, no 3º RPMon, e contará com espelhamento na Polícia Civil, onde foram instalados monitores na 1ª Delegacia de Polícia.

O projeto
O projeto Guardião é o resultado de um trabalho realizado em conjunto pelas entidades e órgãos públicos e privados de Passo Fundo, como Acisa, CDL, Sincongêneros, Sinduscon, Sindilojas, Sindicontábil, Sindicado Rural, OAB, Câmara de Vereadores, Justiça Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual, Brigada Militar, Polícia Civil e Consepro.

Fotos: Caroline Lima/Acisa

Texto: Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Passo Fundo