IMED figura entre a 100 MPEs que mais cresceram no Brasil

A instituição cresceu 14% entre os anos de 2015 e 2017 e as práticas de inovação e expansão foram os propulsores do crescimento

Foto: Divulgação

Esta é a segunda vez nos últimos 3 anos que a IMED figura entre as 100 pequenas e médias empresas que mais cresceram no Brasil, segundo a pesquisa realizada pela Deloitte, em parceria com a Revista Exame. Nesta edição, apenas 7 empresas gaúchas estão presentes no ranking. Apesar da instabilidade na economia, a IMED optou em expandir suas ações para novas regiões (Campus Porto Alegre), e utilizando práticas inovadoras aumentou a eficiência e cresceu. "Nossa estratégia é dobrar de tamanho nos próximos 5 anos. Com este olhar é que planejamos nossas ações e estamos estruturando a instituição", afirma o diretor Geral da IMED, Eduardo Capellari.

A pesquisa revela que as PMEs que mais cresceram são jovens, têm em média 16 anos de existência, 93% tem capital de origem nacional, 98% é de capital fechado e apenas 17% tem fundo de investimento no capital. Uma em cada 5 empresas pesquisadas adquiriu outras empresas ou ativos em 2017, colocando o crescimento por esse meio entre os fatores de expansão das emergentes de maior crescimento.

A prioridade de investimentos para estas empresas se concentra especialmente em retenção de talentos, gestão e operação de vendas e lançamento de novos produtos. Neste sentido a IMED se posiciona a partir da implantação e expansão do campus POA e da disponibilização de novos cursos de graduação, Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu e na busca da liberação do primeiro curso de doutorado em Administração de Empresas do Norte do RS. A instituição também se estrutura para se transformar em Universidade em 2021, ano onde todos os critérios para esta transformação terão sido atendidos, conforme o plano de desenvolvimento institucional.

Disseminar uma cultura aberta a novas perspectivas na resolução de problemas e formar profissionais capacitados para lidar com a maior diversidade possível de desafios são práticas indicadas por três em cada quatro organizações pesquisadas. Neste sentido a IMED está investindo no estímulo à inovação e na adoção de novas práticas para o setor. " Está no DNA da IMED inovar e buscar práticas mais eficazes para o ensino superior. Formamos profissionais com olhos voltados para o futuro, buscando sempre preparar nossos alunos para os desafios que ainda estão por vir", reforça Capellari.

Entre as ações em implantação estão a mudança dos currículos dos cursos, buscando atender as necessidades futuras do mercado, desenvolvendo novas habilidades e colocando o aluno no protagonismo de sua formação e da condução de sua vida profissional com foco no empreendedorismo." A tecnologia estará cada vez mais presente na vida das pessoas e formamos profissionais que se familiarizam com os referenciais da indústria 4.0. Mas uma de nossas características marcantes é a proximidade do aluno com seus mentores e o tratamento focado nas necessidades das pessoas. Estamos sempre ao lado de nossos alunos, auxiliando na condução e construção de suas carreiras", finaliza o diretor Geral Eduardo Capellari.

Publicada em: 04/09/2018