Especialista aponta estratégias de sucesso para vender mais na internet

Rafael Comin foi o palestrante do 3º Café com Negócios de 2018

Vender mais está entre as metas de todo empreendedor, independente da área em que atua. Entretanto, se para quem tem um negócio físico é necessário bastante esforço, para quem deseja vender pela internet ele precisa ser ainda maior. E foi pensando em auxiliar os empresários a venderem mais por meio das plataformas digitais, que a Acisa Passo Fundo e o Sebrae RS promoveram mais uma edição do Café com Negócios. O encontro reuniu dezenas de empresários e profissionais da área de comunicação, nesta terça-feira (09).

Confira algumas oportunidades de negócios digitais e estratégias de sucesso para alavancar as vendas na internet apontadas pelo empreendedor digital e sócio-diretor da Seen Digital, Rafael Comin:

• Como atrair mais clientes para seu negócio

Por meio do processo de inbound marketing é possível atrair pessoas e transformá-las em clientes. Esteja presente nas redes sociais e gere conteúdos que atraiam os clientes para seu site. É importante ter um site 100% funcional e de ótima navegabilidade, que se adapte aos diversos tamanhos de tela. O Google é o site mais acessado no Brasil, então sua empresa precisa aparecer nele.

• Dicas práticas para transformar contatos em clientes

De nada adianta ter um site com muitas visitas e nada de conversão. Crie materiais informativos que a pessoa possa baixar (e-book). Em troca disso, ela deve passar algumas informações, como nome, e-mail e algo a mais que seja do seu interesse. Isso ajuda você a transformar seus visitantes em leads. Não esqueça de passar para a área comercial somente as pessoas que realmente demonstraram interesse no seu negócio.

•Dicas práticas de retenção de clientes

1. Dê atenção aos novos clientes

Eles ainda não conhecem a empresa, então precisam de maior atenção.

2. Monitore a satisfação

Faça pesquisa de satisfação para os clientes por meio de formulários online.

3. Crie um grupo ou lista de transmissão no Whatsapp

Envie para seus contatos conteúdo informativo e divulgação de descontos e promoções. No caso do grupo, é aconselhado deixar silenciado para que as pessoas não enviem outros tipos de materiais.

4. Crie um grupo fechado no Facebook

Voltado para troca de informações sobre os produtos ou serviços. Dá um plus a mais para o negócio.

5. Crie produtos em conjunto

É possível criar algum produto levando em consideração a opinião de blogueiras, por exemplo. Elas são um ótimo canal de divulgação e atração para a marca.

• Tipos de negócios digitais

Vender um produto físico

Criar lojas virtuais para vender produtos físicos, como roupas, acessórios, móveis, calçados, entre outros.

Vender um serviço

Utilizar as redes sociais voltadas para negócios e vender cursos e palestras, por exemplo. O pagamento desses serviços pode ser feito por sites como Sympla, Pagseguro ou PayPal.

Vender conhecimento

Vender um conteúdo digital da sua empresa. Exemplo: uma empresa de maquiagem vender cursos de como se maquiar ou uma empresa de vinhos vender curso de enólogo.

Ser afiliado

Um afiliado é alguém que participa de um programa de afiliados a fim de receber comissões pela indicação de produtos de outras pessoas. O Hotmart é uma das maiores plataformas de afiliados do Brasil. Se deseja começar a ser afiliado de produtos digitais é possível ganhar dinheiro através do Hotmart.

Ter uma franquia online

Nada mais é do que criar uma franquia da sua empresa de forma digital e vender seus produtos pela internet.

Vender publicidade

Os influenciadores digitais são as pessoas que mais vendem publicidade hoje em dia. Seja pelo Instagram, YouTube ou outra rede social, esses profissionais ganham para divulgar os produtos entre seus seguidores, que, em muitos casos, chegam alcançar 5 milhões de pessoas.

Publicada em: 09/10/2018, por Assessoria de Imprensa Acisa