Expoacisa: Exposição que fortalece o empreendedorismo local

Exposição que fortalece o empreendedorismo local

Em sua 14ª edição, Expoacisa se consolida como a maior feira multissetorial de Passo Fundo

A diversidade produtiva de Passo Fundo e região estará em evidência de 22 a 25 de novembro durante a Expoacisa 2018. O maior encontro de negócios da cidade, que acontece no Bourbon Shopping, terá quatro dias de atividades, que incluem exposição de produtos e serviços, palestras, reuniões de negócios e entretenimento. Neste ano, mais de cem estandes receberão empresas de diversos tamanhos e segmentos produtivos, que englobam os setores da indústria, comércio, serviços e agronegócio.

A principal novidade desta edição é o tempo de duração da feira. "Atendendo a pedidos dos expositores, neste ano, a Expoacisa inicia no fim da tarde de quinta-feira e segue até domingo, diferente dos outros anos, que começava na sexta", afirma o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa), Evandro Silva.

Estão confirmadas cerca de 70 empresas das cidades de Passo Fundo, Carazinho, Getúlio Vargas e Balneário Camboriú. “Cerca de 40% dos expositores desta edição participam pela primeira vez da Expoacisa. As demais são participantes antigas. São desde micro e pequenas empresas até grandes empreendedores que entendem a importância de mostrar sua marca e seus produtos aos visitantes e demais empresários”, garante o presidente.

Expositores otimistas com a feira

Os expositores que irão participar da 14ª Expoacisa estão otimistas com a concretização de bons negócios durante os quatro dias de feira. Os empresários preparam novidades para apresentar aos visitantes, como é o caso da Cleci Homrich, que trabalha com venda de semijoias. A empreendedora que atua no ramo há 18 anos e há cinco participa de feiras em diversas cidades da região, estará pela primeira vez na Expoacisa. “Sempre fui visitante da Expoacisa e nunca vi alguém da minha área expondo, foi aí que pensei ‘por que não eu?’, então resolvi participar pela primeira vez”, disse.

Cleci Homrich atua no ramo de venda de semijoias há 18 anos e estará pela primeira vez na Expoacisa (Foto: Caroline Lima/Acisa)

A empresária procura estar sempre ligada nas tendências e lançamentos e garante que vai levar muitas novidades para atender a todos os tipos de público. “Tenho brincos que vão de R$ 20 a R$ 150,00. Todos os produtos antialérgicos e com a mesma quantidade de ouro”, destaca, ao afirmar que dá garantia de dois anos aos clientes. “Dou todo esse tempo de garantia porque sei que meus produtos não costumam dar problema”, assegura. Entre as peças oferecidas no estande da Cleci Semijoiais estarão brincos, colares e pulseiras básicas para o dia a dia ou as mais sofisticadas, como as de pedras, para festas.

Outro expositor que está confiante é o diretor do FertiSystem Group, Evandro Martins. A empresa, com sede em Passo Fundo, trabalha focada na tecnologia e estará na feira pela sétima vez. Além da Expoacisa, todos os anos a FertiSystem também está presente na maiores feiras nacionais e até mesmo em eventos internacionais.
“Queremos mostrar para Passo Fundo e região o que produzimos aqui, pois temos um sentimento também nas nossas raízes", destaca o empresário, que tem instaladas no município as unidades administrativa, de produção e de pesquisa.

Para ele, participar da Expoacisa é também uma maneira de se integrar com a comunidade. “Vamos apresentar nossos produtos que remetem à questão das tecnologias digitais, à agricultura de precisão. Todo o trabalho é focado no novo divisor de águas da empresa que é a FertiSystem Tech. E é isso que a gente vai mostrar na Expoacisa para se integrar junto com a comunidade e todos os nossos parceiros, clientes e fornecedores de Passo Fundo e região, já que é uma feira que abrange a região também”, pontua o empresário.

Assista o vídeo com o empresário Evandro Martins e conheça um pouco do trabalho da FertiSystem:

Agricultura familiar presente mais uma vez

Pelo quarto ano consecutivo a Expoacisa terá um espaço voltado para a exposição de produtos produzidos por pequenos agricultores de Passo Fundo e região. A participação deles é feita por meio de uma parceria entre a Acisa e a Emater/RS.

Este será o quarto ano que os agricultores participam da Expoacisa (Foto: Caroline Lima/Acisa/Divulgação)

Para o engenheiro agrônomo e chefe do escritório municipal da Emater/RS, Alessandro Davesac, a Expoacisa é uma oportunidade que os agricultores têm de mostrar os seus produtos para quem passa pela feira que, na última edição, recebeu mais de 25 mil visitantes. “Desde 2015 realizamos essa parceria entre a Acisa, a Emater e os agricultores. A gente sabe e eles também reconhecem a importância dessa feira para a agricultura familiar, pois é um espaço em que eles conseguem expor o seu trabalho do interior e as suas potencialidades”, afirma, ao destacar que “são produtos com boas práticas de fabricação, que passam por vistorias e tem uma origem e é isso que dá a certeza da boa qualidade”, completa.

 

 

 

 

 

Programação diversificada

A feira estará aberta para visitação a partir das 18h de quinta-feira. A solenidade de abertura acontece às 19h. Além da exposição, há uma programação que inclui painéis, workshops, reuniões de negócios e entretenimento. Na sexta, às 9h, iniciam as Rodadas de Negócios, que integram o Projeto Comprador, do Sebrae RS. A atividade oportuniza a compra e venda de produtos e serviços a curto, médio e longo prazo, através de um diálogo frente a frente entre pequenos e grandes empresários. Às 18h30min haverá uma palestra com o tema "Cenário político pós-eleições", com a jornalista Carolina Bahia.

No terceiro dia, às 10h, acontece o bate-papo Histórias que Inspiram, organizado pela Lídera - Associação de Mulheres Empreendedoras, que abordará assuntos que buscam desenvolver o empreendedorismo e a liderança feminina. No final da tarde, às 18h30min, serão apresentadas as principais novidades e tendências da moda feminina das lojas Tribo, Tendenza, Maria Benta e Lua Nova durante o Desfile de Moda organizado pelo curso de Design de Moda, da Universidade de Passo Fundo (UPF). Após o desfile, às 19h30min o público está convidado para participar do workshop de vinhos da Gusteau Importados, com as sommelières Luciana Zotz e Daiani Boscatto. Domingo, último dia de Expoacisa, haverá outro workshop, mas dessa vez sobre a cerveja Patagônia, com a sommelier Aline Petroli, a partir das 16h.

A entrada para a Expoacisa é gratuita. O horário de funcionamento será das 18h às 22h na quinta, das 10h às 22h na sexta-feira e no sábado e das 10h às 21h no domingo. A feira conta com o patrocínio da Comercial Zaffari, Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Universidade de Passo Fundo (UPF), Kuhn do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Caixa Federal, Passografic, Calmendy e apoio da Prefeitura de Passo Fundo.

Publicada em: 19/11/2018, por Assessoria de Imprensa Acisa