Projeto Recicla Comércio é lançado em Passo Fundo

Iniciativa desenvolvida pela Acisa busca incentivar a reciclagem nas empresas do município

Na última quinta-feira (02/05), a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo, em parceria com a prefeitura, projeto transformação e ministério público, lançou o projeto Recicla Comércio.  A partir de uma palestra ministrada pelo biólogo e coordenador do Núcleo Ambiental de Maringá, Wagner Severiano, o evento se fundamentou na abordagem de um case de sucesso da cidade paranaense.

O encontro reuniu empresários da área do comércio, catadores do projeto Transformação, que conta com quatro cooperativas de recicladores, representantes da área ambiental de Passo Fundo, Marau e Tapejara.

O projeto

Com a execução da bióloga Manoela Cielo, a iniciativa tem como objetivo educar e implementar a coleta seletiva nas mais diversas vias comerciais da cidade. Em função disso, conta com um método assertivo para atendimento a todas as empresas na procura pelo aumento quantitativo e qualitativo dos materiais recicláveis, que serão destinados a catadores regularizados.

Avaliando a falta de meios para o destino correto dos materiais produzidos pelas empresas, Manoela indagou a necessidade de investimentos neste âmbito. “Os contêineres que tem na avenida são pra coletar apenas resíduo domiciliar. Então o que é descartado pelas empresas, teria que ter um destino diferente”, destaca.

Manoela ainda afirma que o projeto é uma maneira de resolver este problema. “O papel da Acisa como entidade é fazer com que se crie soluções para destinar os resíduo corretamente.  Para isso, estamos trazendo o projeto já feito em Maringá, o Recicla Comércio, onde os empresários vão destinar os materiais recicláveis para as cooperativas”, pontuou.

Recicla Comércio de Maringá

Na cidade paranaense, o projeto surgiu a parir da análise das vias comerciais da cidade, onde se identificou a grande quantidade de produtos recicláveis descartados de forma irregular. Para o biólogo Wagner Severiano, essa ação causa muitos efeitos negativos. “Além de deixar as vias comerciais não tão atraentes com esses materiais, isso causa um impacto ambiental muito grande”, analisou.

Como consequência destes resultados, o projeto, presente há 10 anos em Maringá, busca conscientizar e educar as empresas. Contendo 500 companhias já cadastradas, a atividade retirou, somente nas cinco primeiras avenidas, duas toneladas de lixo por semana.  Dessa forma, além de contribuir para a área urbana, também beneficia os recicladores, os quais obtiveram o aumento de 45% na renda.

Para a realização do cadastro, os integrantes do projeto irão fazer o convite inicial às empresas que fazem parte do projeto Piloto dentro do prazo de 45 dias.

Publicado em: 03/05/2019, por Assessoria de Imprensa Acisa