Terceira edição do Projeto Destino Certo inicia nesse sábado no Bella Città Shopping

Durante todo o mês, clientes e visitantes do Shopping podem fazer o descarte consciente de materiais no Ponto de Coleta

Papéis, pilhas, lâmpadas, vidro, latas, eletroeletrônicos, plásticos e óleo de cozinha. Todos esses itens fazem parte do dia a dia de cada um de nós, mas, depois de usados, acabam se tornando um problema. Para amenizar os males do descarte incorreto e conscientizar a população, o Bella Città Shopping e o Senac/Sistema Fecomércio, realizam pelo terceiro ano consecutivo o Projeto Destino Certo.

A campanha que teve início em 2017, arrecadou até agora mais de 25 toneladas de resíduos que tiveram o descarte correto dos materiais. Desde a primeira edição, são parceiras do projeto as empresas Recycle e Repasso, especializadas na área da reciclagem e destinação correta de resíduos, além da Prefeitura de Passo Fundo. Na terceira edição, que acontece de primeiro a 29 de junho, somam esforços as empresas Faros, Green Recicla Pilhas e Reciclus.

foto: Arquivo/ Comunicação Bella Città Shopping

A novidade deste ano é a possibilidade do descarte correto de óleo de cozinha. Esse produto não pode ter como destino pias, bueiros, ralos ou guias da calçada porque impactam negativamente o encanamento das casas e também poluem a água, além de contribuírem para a morte de seres vivos. “O Bella Città já efetua esse recolhimento diariamente das lojas de alimentação, evitando que esse resíduo vá parar em destino incerto. A empresa que faz o recolhimento desse resíduo, já o faz por mais de 15 anos e achamos necessário que a população também tenha o benefício e a consciência de efetuar o descarte de forma correta. Esperamos que no futuro esse descarte seja feito de forma tão natural e correta, quanto fazemos hoje com os chamados "secos" e "orgânicos”, destaca a gerente Geral do Bella Città Shopping, Nadia Jeziorski Hartmann.

Além do óleo de cozinha, durante todo o mês, clientes e a população em geral podem realizar o descarte de materiais como papéis, pilhas, lâmpadas, vidros, latas, eletroeletrônicos e plásticos. O recolhimento e a destinação correta fica por conta das empresas parceiras do projeto. O descarte pode ser feito no estacionamento subsolo do Bella Città Shopping (entrada pela Av. Sete de Setembro), no Ponto de Coleta, das 10h às 22h, de segunda a sábado. “A essência do projeto está em transformar a forma de pensar das pessoas, despertar a conscientização sobre o uso responsável e preservação dos recursos naturais. Acreditamos que dessa forma estamos contribuindo com o desenvolvimento e tornando o mundo um lugar melhor para viver”, explica a diretora da escola Senac Passo Fundo, Lisiane de Cássia Tier Martins.