6 passos para superar a crise provocada pelo coronavírus

A crise causada pelo novo coronavírus (Covid-19) pegou muitos empresários de médias, micro e pequenas empresas desprevenidos e muitos estabelecimentos fecharam as portas nesta quarentena. Consequentemente, o faturamento caiu - e muito, porém, os boletos não pararam de chegar.

Nós da Acisa estamos recebendo, diariamente, mensagens de empreendedores desesperados porque, simplesmente, não sabem o que fazer para sobreviver nesta crise. Então, resolvemos estruturar algumas dicas afim de colaborar com os empresários para superar este momento. O material foi elaborado pelo empresário, administrador de empresas e vice-presidente administrativo da Acisa, Cássio Roberto Gonçalves. Confira:

1. PROJETE SUAS DESPESAS E RECEITAS:

Autoconhecimento será seu diferencial. Se sua empresa não tem um fluxo de caixa, faça agora. É preciso separar o caixa de Pessoa Física da Pessoa Jurídica urgente. Você precisa saber qual é o ponto de equilíbrio do seu negócio. Liste suas despesas fixas e variáveis. Para ajudar existem no Google/Sebrae planilhas de fluxo de caixa. Baixe e use.

Para baixar um modelo de planilha clique aqui.

1. ADIAR PAGAMENTO DE IMPOSTOS:

O governo prorrogou o pagamento do SIMPLES NACIONAL: se a sua empresa não tem reservas para superar a queda do faturamento ou até mesmo a suspensão da atividade neste período, adiar os pagamentos dos impostos pode ser uma alternativa. MAS CUIDADO: PRORROGAÇÃO DO SIMPLES: Lá na frente vai gerar um pagamento de dois períodos em um. EX: março passou para outubro – abril para novembro – maio para dezembro. Pode facilitar neste momento, mas o empresário deve ter muito cuidado por que em novembro ele pagará, por exemplo, abril e outubro juntos.

1. ADIAR O PAGAMENTO DE DÍVIDAS COM O BANCOS:

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e seus 5 maiores associados vão dar um prazo de 60 dias a partir do vencimento de dividas de clientes de pessoas físicas e MICROS/PEQUENAS empresas para contratos vigentes em dia, limitados para valores já utilizados.
CEF – BB – ITAÚ – BRADESCO – SANTANDER
Então se você pegou um empréstimo ou financiamento para sua empresa ou até para pessoa física, não tem caixa para superar este momento, ligue para seu banco e pergunte sobre esta possibilidade para estender esse prazo.

1. CORTAR CUSTOS:

Neste momento de crise cortar custos passa a ser essencial no seu negócio. Avalie suas despesas e corte tudo o que não for essencial, por exemplo, se você iniciou uma expansão em sua empresa, talvez esse não seja o momento. Negocie com seus fornecedores, contratos de alugueis e de empresas terceirizadas.

Estamos todos passando por um momento difícil e de solidariedade. A crise é para todos e a retomada da economia pós Covid-19 será mais fácil se entendermos o quanto antes que estamos todos juntos à beira do precipício e precisaremos de unidade dentre os players para passarmos este momento com os menores danos possíveis. Esta negociação é urgente, pois ela pode trazer fôlego para seu negócio e pagar as despesas que não podem ser renegociadas ou eliminadas.

1. LINHA DE CRÉDITO:

Você já cortou gastos e enxugou o que dava e, mesmo assim, não tem caixa para pagar as contas essenciais. Uma alternativa é você buscar linhas de crédito para apoiar seu negócio. Uma das principais, havendo a necessidade, é de crédito que financia a folha de pagamento por dois meses. O valor a ser financiado abrangerá a totalidade da folha de pagamento da empresa, limitado ao valor equivalente a até 2 (duas) vezes o salário mínimo nacional (R$2.090,00) por empregado em cada folha de pagamento processada:

• Prazo de 36 (trinta e seis) meses para o pagamento, sendo que os 06 (seis) primeiros meses serão de carência, com capitalização de juros no período (Art. 3º da Res. Bacen 4.800);
  • Garantia obrigatória de aval dos sócios.
  • Taxa de juros obrigatória de 3,75% a.a.;

A liberação do crédito em conta contábil para processamento da folha de pagamento e crédito na conta salário dos funcionários. O crédito não passará pela conta corrente da empresa.

Contrapartida é a obrigatoriedade de não demitir os funcionários beneficiados com a linha, sem justa causa, no período compreendido entre a data da contratação da linha de crédito e 60 dias após o recebimento da última parcela da linha de crédito.

Procure seu gerente de conta e consulte esta possibilidade. É preciso apresentar as seguintes negativas, como Certidão Negativa de Débitos relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União (CND) ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União (CPEND).

1. USE E ABUSE DA VENDA ONLINE E UTILIZE ENTREGAS EM DOMICÍLIO:

Use as redes sociais. É preciso pensar que o seu cliente está mais em casa, portanto, se você é um prestador de serviços, desenvolva campanhas e deixe sua empresa em evidência. Você estará fazendo um investimento, se não para agora, será no pós pandemia.

E para quem ainda não conta com este tipo de ferramenta para vendas, tenha em mente que este é o momento ideal para iniciar, seja através do e-commerce ou outras mídias como WhatsApp para vender. Muitos lojistas estão fazendo isso e dando frete grátis para estimular as compras online, cartões presentes para ser utilizado depois, etc.

PASSO EXTRA: O MAIS IMPORTANTE DE TODOS:
A solução muitas vezes está dentro da sua empresa. Portanto, conheça-a, tenha o máximo de informações dela, crie indicadores, controle, revise e terá sucesso no seu negócio. É preciso que estimulemos uns aos outros. Tudo vai passar, é só uma questão de tempo. Precisamos estar preparados para a retomada da economia e o associativismo é um dos pilares para os empresários se apoiarem e tornarem-se mais fortes!

Publicada em: 04/05/2020, por Assessoria de Imprensa Acisa