Coordenadora da 7ª CRE avalia o retorno das aulas presenciais em Passo Fundo

Foto: Caroline Lima/Acisa

O Rio Grande do Sul retomou neste mês, de forma gradual e escalonada, as aulas presenciais na rede estadual de ensino. Buscando entender como está sendo este retorno em Passo Fundo, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) recebeu, nesta quarta-feira (19), a coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, Carine Weber, que conversou com o presidente da entidade, Cássio Gonçalves e os proprietários de escolas da rede privada, Michele Rocha e Douglas Ribeiro.

De acordo com Cássio, uma das preocupações dos empresários, de modo geral, é sobre o ensino que os estudantes estão tendo neste momento de pandemia. “Daqui alguns anos, os estudantes de hoje estarão batendo à nossa porta à procura de emprego e a educação que eles estão tendo agora refletirá lá na frente”, destacou o presidente da Acisa.

Já os empresários da área da educação sentem também a insegurança de talvez precisar fechar as portas novamente, mesmo seguindo os protocolos de segurança. “Durante todo o ano passado em que estivemos fechados, fizemos adaptações para estarmos prontos quando as escolas voltassem a funcionar. Desde que voltamos pela primeira vez, em novembro, temos seguido à risca todos os protocolos e não tivemos casos da doença em nossa escola”, ressaltou Michele Ramires Rocha, da Escola de Educação Infantil Bem Viver.

Ao responder os questionamentos feitos pelos empresários, a coordenadora Carine Weber disse que as 38 escolas estaduais da cidade estão tendo um retorno tranquilo. “Neste primeiro momento, volta presencialmente quem quer e quem não quer a gente respeita, mas não pode perder o vínculo com a escola, então o aluno faz as atividades remotas”, explicou, ao pontuar. “O Estado entende que educação é um serviço essencial, então todas as escolas recebem recursos para manter a parte estrutural em boas condições, com ventilação adequada, janelas e portas das salas de aula funcionando. Além disso, elas receberam os EPI’s e se adaptaram aos protocolos de segurança para o retorno. Estamos fazendo um grande esforço para manter as escolas abertas e vamos seguir fazendo a nossa parte para que elas não fechem mais”, tranquilizou a coordenadora.

Publicada em: 19/05/2021, por Assessoria de Imprensa Acisa