Secretário Edson Brum apresenta programas de desenvolvimento e retomada da economia no RS em Passo Fundo

A palestra do secretário Edson Brum, promovida em Passo Fundo pela ACISA, fez parte de um roteiro de visitas que o secretário vem realizando em diversos municípios do Estado, com objetivo de apresentar as políticas públicas de incentivos às empresas e alternativas para fugirem da crise causada pela pandemia da COVID-19. O evento contou com a presença de empresários, lideranças municipais e de Estado.
Brum em sua apresentação falou sobre o atual contexto da economia, e das dificuldades atravessada por todos os setores durante o período pandêmico e que desde que assumiu a secretária, tem percorrido o Estado apresentando os programas de apoio, linhas de crédito e financiamentos direcionados aos empresários. Também destacou a modernização do serviço público com novas leis de fomento à economia, como exemplo, o Fundopem, Proedi, Pró-Etanol, Nova tributação do aço, Decreto E-Commerce, Diferimento do ICMS do Milho, Marco Legal do Gás, Lei da Inovação, e ainda o Auxílio Emergencial Gaúcho. Através da Sedec, Brum apresentou um balanço com saldo positivo de abertura de novos negócios.
Para o secretário, a propagação dessas informações aos municípios é de grande importância na retomada do crescimento da economia no Estado e tem como principal objetivo colaborar com os empreendedores gaúchos que foram duramente atingidos pelas restrições e barreiras provocadas pelo coronavírus, além de incentivar novos investimentos no Estado. “É preciso primeiramente registrar o excepcional trabalho que a ACISA de Passo Fundo está fazendo, ao trazer informações aos seus associados, levando ao conhecimento de todos as melhorias que foram feitas na lei para favorecer a geração de emprego e renda na cidade. As políticas públicas que nós aprimoramos e implementamos, tem dado uma resposta bastante positiva. São 117 mil empresas novas criadas no Rio Grande do Sul neste período e gerados 132 mil novos postos de emprego com carteira assinada. Isso mostra o acerto dessas novas políticas e que a retomada do crescimento econômico já é uma realidade.” Destacou.

O Presidente da Acisa, Cassio Gonçalves, avaliou de forma muito positiva o evento e ressaltou a questão do posicionamento da ACISA como entidade representativa de todos setores produtivos, e que esta foi uma oportunidade de aproximação entre os empresários e o Governo Estadual. Cassio ainda falou sobre a importância de conhecer os projetos e programas, e todos instrumentos que estão sendo desenvolvidos e implantados que estão sendo utilizados neste período pós-pandemia. “Foi um evento muito positivo, muito importante para as empresários que certamente a partir de agora terão uma noção muito melhor das possibilidades, e que ACISA possa colaborar ainda mais, sendo este elo para que todos possam ser beneficiados das políticas governamentais, através da Secretaria de Desenvolvimento.” Finalizou.

Por Assessoria de Comunicação ACISA.