ACISA realiza lançamento do núcleo de mulheres empreendedoras “ELAS NA ACISA”

Aconteceu na noite de ontem (19), no auditório da Associação Comercial Industrial de Serviços e Agronegócios de Passo Fundo, o lançamento do núcleo de mulheres empreendedoras da ACISA, denominado “ELAS na Acisa”. O grupo formado há pouco mais de um mês, realiza encontros periódicos e vem se organizando no sentido de promover ações voltadas para as empresárias da nossa cidade.  O primeiro evento do “Elas na ACISA”,  contou com a palestra intitulada “mãe, mulher e empreendedoras”,  da reitora da Universidade de Passo Fundo, professora Dra. Bernardete Dalmolin, que abordou o tema falando e expondo dados sobre as desigualdades de gênero no mercado de trabalho. Em seu espaço, a professora contou um pouco da sua trajetória de vida e acadêmica, até tornar-se a primeira reitora mulher da UPF em seus 54 anos de história da instituição.

A reitora reforçou a importância da criação destes grupos para que sejam realizadas reflexões e estudos com objetivo de reduzir estas desigualdades. “Penso que o núcleo já é uma resposta a essa defasagem entre homens e mulheres. Nós precisamos falar sobre isso, aprofundar essas questões. Nós mulheres precisamos refletirmos, nos apoiarmos, e a partir destes espaços é que temos as possibilidades de crescimento, de empoderamento enfrentamento das situações, e das condições que ainda nos colocam num contexto tão desigual”. Professora Bernardete ressaltou que apesar dos avanços no debate, as mulheres ainda estão distantes dos principais cargos de grandes empresas. “Nós podemos, nós temos conhecimento, capacidades de ocupar todo e qualquer lugar, entretanto não conseguimos ainda ascender em cargos mais elevados no mundo do trabalho. Nós temos mais dificuldades de conseguir financiamentos para acelerar nossas empresas por conta deste fenômeno. O que a ACISA vem fazendo criando este espaço, é um exemplo e irá nos possibilitar reduzir esse tempo para que alcancemos a tão sonhada igualdade de gênero.” Finalizou.

O Presidente da ACISA Cássio Roberto Gonçalves reforçou que a iniciativa da organização das mulheres empreendedoras dentro da ACISA é de suma importância e que a entidade representativa sempre estará empenhada em incentivar a participação das mulheres na sociedade civil organizada. “É papel da ACISA promover e fomentar o empreendedorismo feminino e assim o desenvolvimento da classe empresarial de Passo Fundo, valorizando as empreendedoras da nossa cidade.  O nome escolhido para ser a palestrante no lançamento de um núcleo de mulheres foi extremamente assertivo, por ser a primeira mulher a gerenciar uma instituição da importância e do tamanho da Universidade de Passo Fundo.” Concluiu.

Para a coordenadora do núcleo, a empresária e professora Vanessa Ilha, o grupo surgiu da necessidade de juntas refletirem sobre o lugar da mulher nas instituições, associações, e principalmente ocuparem os seus espaços. Poder falar sobre a visão feminina da gestora, da empreendedora, da mães, onde iremos promover diversas atividades voltadas à mulher que empreende. “O evento de hoje foi um sucesso, com auditório lotado com empresárias e autoridades, onde recebemos a professora Dra. Bernadete Dalmolin que para nós, é uma expoente no meio acadêmico e representa um case de grande sucesso.”   Completou a coordenadora.

Texto e fotos: Gustavo Borcioni / Comunicação ACISA